Conhecimento, atitudes e práticas dos consumidores em relação às Doenças Transmitidas por Alimentos causadas pelo consumo fora do domicílio

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-12-10
Autores
Lei, Liliane Chouce [UNIFESP]
Orientadores
Stedefeldt, Elke [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Uma incidência maior de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) é observada em consequência das práticas incorretas dos consumidores, da inadequação das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos de alimentação, dos processos de produção das refeições e da higiene pessoal dos manipuladores de alimentos. Este estudo objetivou a identificação do conhecimento, atitudes e práticas dos consumidores sobre as DTA. Foi desenvolvido um estudo do tipo transversal por meio de questionário eletrônico, envolvendo 256 indivíduos (adolescentes, adultos e idosos) residentes do município de Santos/SP - Brasil, que realizavam refeições fora do domicílio. Foram idenficadas atitudes positivas e nível de conhecimento elevado, embora esses resultados não correspondessem às práticas seguras. Os participantes buscavam informações sobre a segurança dos alimentos por meio da internet, apesar de confiarem mais em profissionais da saúde. Destaca-se a omissão da notificação de DTA aos estabelecimentos de alimentação e serviços de saúde, dificultando o controle dessas doenças e melhoramento dos processos de produção de refeições.
Descrição
Citação
LEI, Liliane Chouce. Conhecimento, atitudes e práticas dos consumidores em relação às Doenças Transmitidas por Alimentos causadas pelo consumo fora do domicílio. 2018. 8 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Nutrição) -- Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Coleções