Uso de um aplicativo de delivery em restaurantes de Santos - SP
Data
2018-12-11
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Realizou-se uma pesquisa com com o objetivo analisar o uso do aplicativo iFood pelos
consumidores e estabelecimentos cadastrados na cidade de Santos. O desenvolvimento foi baseado na
aplicação de dois questionários online via Formulários Google, um para os usuários do iFood, com
114 voluntários, identificando seus perfis, hábitos e preferências ao usar o app, e outro para os
restaurantes cadastrados, com 41 voluntários, buscando informações sobre aumento das vendas,
vantagens e desvantagens do app, média de atendimentos, entre outras. Através das respostas,
identificou-se o perfil do cliente, sendo a maioria jovem do sexo feminino, que utiliza o iFood de uma
a três vezes no mês, no jantar. O iFood possibilitou a descoberta de novos restaurantes para os
usuários, que passaram a experimentá-los com maior frequência. Quanto às reclamações, a maioria
dos problemas com os pedidos feitos no iFood são de responsabilidade dos restaurantes, e não da
plataforma, mostrando eficiência do app. O preço aparece como principal fator na hora de escolher um
restaurante pelo iFood, seguido do cardápio e taxa de entrega. O questionário respondido pelos
restaurantes mostrou que o principal motivo na adesão foi a busca por novos clientes e facilitar o
processo de realizar o pedido para os consumidores. 51,2% dos restaurantes são adeptos exclusivos ao
iFood, mas o meio mais utilizado para receber pedidos ainda é a ligação por telefone. Todos os
voluntários responderam que o iFood aumentou suas vendas e atraiu novos clientes, por outro lado, a
comissão cobrada pelo aplicativo é sua maior desvantagem, seguido da alta concorrência por ter
muitos restaurantes cadastrados. Quanto ao suporte oferecido pelo iFood, 78% dos restaurantes
consideram eficiente, e todos já precisaram utilizá-lo. Pela pesquisa, entende-se que o iFood é uma
boa opção para os restaurantes que buscam visibilidade e atingir mais clientes, tanto para novos
estabelecimentos quanto os mais antigos, sendo sua principal vantagem o alto investimento em
publicidade, atraindo cada vez mais novos usuários. Porém, algumas melhorias relacionadas à
comunicação com a plataforma e sua elevada comissão são necessárias.
Descrição
Citação
FREITAS, Carolina do Amaral. Uso de um aplicativo de delivery em restaurantes de Santos - SP. 2018. 8 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Nutrição) -- Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.