Hábitos Alimentares e Incidência de Suplementação Nutricional em Ciclistas de Elite durante a Pré-temporada e Competição Alvo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-12-10
Autores
Soares, Emille de Souza Moraes Loureiro [UNIFESP]
Orientadores
Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O ciclismo é um esporte no qual as competições requerem grande exigência física e alto gasto energético de seus praticantes. O presente estudo teve como objetivo avaliar o consumo alimentar de ciclistas de elite, quantificando os nutrientes e comparando possíveis alterações na quantidade e qualidade da alimentação nos períodos de Pré-temporada e Competição Alvo. Participaram do estudo 10 ciclistas profissionais, sendo cinco homens e cinco mulheres que compõe a equipe de alto rendimento da cidade de Santos - SP. A coleta de dados ocorreu por meio de inquéritos alimentares sendo utilizado para avaliação qualitativa o questionário de frequência alimentar, e para avaliação quantitativa o registro alimentar de três dias. O protocolo foi realizado em dois momentos distintos, com período de seis meses entre as coletas. Os resultados obtidos indicam um consumo de energia e nutrientes chave abaixo do recomendado para o perfil dos atletas, exceto para as proteínas, ferro e vitamina C em ambos os grupos no período competitivo. Mudanças qualitativas significantes foram observadas entre os momentos apenas no grupo das mulheres, tendo a frequência do consumo de doces e sobremesas aumentado, enquanto o tamanho da porção diminuiu, o mesmo aconteceu com a porção de pães e biscoitos. Verificou-se que o consumo de nutrientes estava subestimado para esses atletas, mesmo com o uso de suplementos alimentares. Alguns estudos evidenciaram que este tipo de inadequação predomina em diversos grupos atléticos, sendo que esses achados reforçam a necessidade de orientação e acompanhamento nutricional para esse público.
Descrição
Citação
SOARES, Emille de Souza Moraes Loureiro. Hábitos Alimentares e Incidência de Suplementação Nutricional em Ciclistas de Elite durante a Pré-temporada e Competição Alvo. 2018. 8 p. TCC (Graduação - Nutrição) -- Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Coleções