• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As gravuras de William Faithorne: Oliver Cromwell, os soberanos e a representação régia nos impressos das guerras civis inglesas à restauração

Thumbnail
View/Open
Monografia Depósito - Michelle Mayumi Hachisu.pdf (2.764Mb)
Date
2018-12-04
Author
Hachisu, Michelle Mayumi [UNIFESP]
Advisor
Lima, Luís Filipe Silvério [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Alternative Title
William Faithorne's engravings : Oliver Cromwell, the monarchs and the royal representation in prints from english civil wars to restauration
Abstract
O período das Guerras Civis Inglesas foi de intensa criação, circulação e demanda de panfletos e gravuras de personagens e acontecimentos políticos. Com o aumento do interesse de uma parcela maior da população e os impressos sendo mais acessíveis e difundidos, houve uma imensa produção iconográfica em torno dos personagens mais relevantes desse cenário político. Nesse momento, um dos gravuristas mais relevantes na Inglaterra foi William Faithorne, que produziu, durante todo o período da guerra civil até a Restauração, variadas gravuras representando desde monarcas até figuras militares e religiosas. Com o objetivo de estudar as construções iconográficas empregadas para representar diferentes personagens e o papel desse tipo de fonte e técnica no século XVII, a análise de gravuras produzidas por Faithorne entre 1636 e 1691 permitiu, ao observar as formas de representar, pensar a iconografia utilizada na época e as diferenças existentes entre elas, sobretudo em comparação com a imagem de Oliver Cromwell, figura política inédita, icônica e controversa na história e historiografia inglesa. Percebemos, por meio do levantamento de gravuras, a discrepância das gravuras sobre Cromwell em relação ao resto da produção de Faithorne, que pode nos indicar uma tentativa de enquadrar o Lorde Protetor em uma iconografia já existente.
Keywords
Inglaterra
Época Moderna
Impressos
Gravuras
Cultura política
William Faithorne
Representação
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49157
Collections
  • História [525]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV