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Educação popular e teatro do oprimido : um diálogo com a sociologia

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EDUCAÇÃO POPULAR E TEATRO DO OPRIMIDO (397.4Kb)
Data
2018
Autor(a)
Garcia, Kayene Cupertino [UNIFESP]
Orientador(a)
Goulart, Débora Cristina [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadado
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Resumo
Este trabalho tem como o principal objetivo demonstrar a necessidade de pensar o ensino de sociologia como uma sociologia pública, utilizando como ferramenta metodológica o Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal e baseando-se na teoria de Educação Popular pensada por Paulo Freire. Para isso, analisarei a teoria do Teatro do Oprimido e mostrarei suas potencialidades educativas, discutindo também a teoria de educação popular, especialmente a Pedagogia do Oprimido, entendendo os respectivos contextos históricos em que seus autores estavam inseridos no momento em que as desenvolveram e relacionando-as com as ideias de Michael Burawoy sobre sociologia pública. Assim, traçando as similaridades entre a proposta pedagógica de Paulo Freire e a proposta de Teatro de Boal, que vão além do nome, Pedagogia do Oprimido e Teatro do Oprimido, entenderemos como ambas procuram estimular o oprimido a se libertar da dominação do opressor, possibilitando a formulação de uma consciência crítica e transformadora da sua própria realidade social. Acreditamos que a Sociologia enquanto componente curricular pode ser uma impulsora para leituras de mundo mais críticas e subversivas, o que nos leva a considerar que a Educação para Além do Capital pode começar com a relação entre uma Educação Popular e práticas de Teatro do Oprimido no campo das Ciências Sociais no âmbito escolar.
 
Este proyecto tiene como principal objetivo demostrar la necesidad de pensar la enseñanza de sociología como una Sociología Pública, utilizando como herramienta metodológica el Teatro del Oprimido, creado por Augusto Boal, y basándose en la teoría de Educación Popular pensada por Paulo Freire. Para eso analizaré la teoría del Teatro del Oprimido y mostraré sus potencialidades educativas, discutiendo también la teoría de Educación Popular, especialmente la Pedagogía del Oprimido; entendiendo los respectivos contextos históricos en que sus autores estaban inmersos en el momento en que las desenvolvieron y relacionándolas con las ideas de Michael Burawoy sobre Sociología Pública. Así, trazando las similitudes entre la propuesta pedagógica de Paulo Freire y la propuesta de Teatro de Augusto Boal, que van más allá del nombre, Pedagogía del Oprimido y Teatro del Oprimido, entenderemos como ambas procuran estimular al oprimido a liberarse de la dominación del opresor, posibilitando la formulación de una consciencia crítica y transformadora de su propia realidad social. Creemos que la Sociología en cuanto componente curricular puede ser una impulsora para lecturas de mundo más críticas y subversivas, lo que nos lleva a considerar que la Educación más allá del Capital puede comenzar con la relación entre una Educación Popular y las prácticas de Teatro del Oprimido en el campo de las Ciencias Sociales en el ámbito escolar.
 
Citação
GARCIA, Kayene Cupertino. Educação popular e teatro do oprimido : um diálogo com a sociologia. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo Guarulhos, SP, 2018.
Palavras-chave
Educação popular
Teatro do oprimido
Sociologia pública
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49139
Coleções
  • Ciências Sociais [260]

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