Show simple item record

dc.contributor.advisorMoraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]
dc.contributor.authorCamargo, Jane Alessandra Yamaguti de [UNIFESP]
dc.coverage.spatialGuarulhospt_BR
dc.date.accessioned2018-10-23T20:06:02Z
dc.date.available2018-10-23T20:06:02Z
dc.date.issued2018-07-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49134
dc.format.extent73 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectConceito de Paisagempt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleA observação do conceito Paisagem na geografia escolar : experiência com alunos de 5º ano da escola pública de Guarulhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4696157162108125pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo relatar a realização de uma pesquisa sobre o conceito de paisagem, a partir das questões dos alunos sobre a concepção que se tem sobre ela e verificar, nas respostas dos alunos, como o conceito é trabalhado em sala de aula. A aplicação da pesquisa, que utilizou de uma abordagem qualitativa, ocorreu na Escola Pública de Guarulhos Manuel Bandeira, na primeira fase com 31 alunos e na segunda fase com 18 alunos do 5º ano de Ensino Fundamental. Com base nos referenciais MORAES (2018), CALLAI (2013) e CAVALCANTI (2013) analisamos como os alunos construíam as hipóteses e compreendiam o conceito de paisagem. Foi possível constatar que os alunos possuíam conhecimentos prévio sobre a temática abordada, e também que a estratégia de ensino adotada nessa pesquisa (sequência didática e aplicação de um jogo), pode trazer grandes contribuições não só para o ensino e aprendizagem do conceito de paisagem, mas também para o desenvolvimento de habilidades cognitivas que ajudam na construção do conhecimento científico.pt_BR
unifesp.departamentoEducaçãopt_BR
unifesp.graduacaoPedagogiapt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record