dc.contributor.advisor | Ferla, Luis Antonio Coelho [UNIFESP] | |
dc.contributor.author | Lopes, Rute Dourado [UNIFESP] | |
dc.coverage.spatial | Guarulhos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T17:48:34Z | |
dc.date.available | 2018-09-21T17:48:34Z | |
dc.date.issued | 2018-06-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49113 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou analisar a representação do trabalho em dois filmes produzidos no entreguerras: A nós a liberdade (França 1931) e Tempos Modernos (EUA 1936). A busca por novos métodos de racionalização do trabalho, bem como a inserção de novas tecnologias, afetaram diretamente a organização das fábricas na primeira metade do século XX. As obras analisadas enfatizam a valorização social do trabalho e sua organização. A semelhança dos enredos possibilitou elencar os principais instrumentos de organização do trabalho presentes nos filmes: vigilância dos patrões, controle do tempo e utilização das máquinas. A partir da linguagem cinematográfica, procurou-se compreender a representação de cada um desses instrumentos. Algumas cenas foram selecionadas para análise imagética. | pt |
dc.format.extent | 55 f. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Ordem na fábrica : análise da representação do trabalho nos filmes A nós a liberdade e Tempos modernos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso de graduação | pt_BR |
unifesp.campus | Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) | pt_BR |
unifesp.knowledgeArea | Outra | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3414564900325538 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3414564900325538 | pt_BR |
unifesp.departamento | História | pt_BR |
unifesp.graduacao | História | pt_BR |