Níveis séricos da 25-hidroxi-vitamina d, e não da vitamina d livre ou biodisponível, estão associados com atividade de doença em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016-03-16
Autores
Eloi, Marina [UNIFESP]
Orientadores
Castro, Charlles Heldan de Moura Castro [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune com apresentação pleomórfica e manifestação em vários órgãos e tecidos. Além dos efeitos clássicos sobre a homeostase do cálcio, a vitamina D tem sido recentemente associada a uma função imunomoduladora. Objetivo: No presente estudo avaliamos a prevalência de deficiência de vitamina D em pacientes com LES e investigamos a associação entre a vitamina D e suas frações livre e biodisponível com a atividade de doença nesses indivíduos. Métodos: Pacientes com diagnóstico de LES de acordo com os critérios de classificação do ACR foram convidados a participar do estudo. A atividade de doença foi mensurada após avaliação clínica e laboratorial de acordo com o SLEDAI (Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index). As concentrações séricas da 25-hidroxi-vitamina D (25(OH)D) foram mensuradas por quimiluminescência e a da proteína ligadora da vitamina D (DBP), por ELISA, enquanto os demais dados foram obtidos por cálculo e das informações clínicas obtidas na consulta. Resultados: Os pacientes foram divididos de acordo com o SLEDAI, inicialmente em dois grupos: Doença Ativa (SLEDAI?6) e Doença Inativa (SLEDAI<6). Não houve diferença entre os grupos quanto a etnia, peso, IMC, valores séricos da vitamina D, DBP e frações livre e biodisponível da vitamina D. Cerca de 71,4% dos pacientes apresentavam valores séricos de 25(OH)D inferiores a 30 ng/m Utilizando uma divisão em 5 faixas contínuas de atividade da doença, encontramos diferença estatisticamente significativa entre os valores da 25(OH)D entre os grupos atividade leve (SLEDAI 1-5) e grave (SLEDAI?20) (p<0,05). Da mesma forma, observamos no grupo atividade leve (SLEDAI 1-5) uma maior proporção de pacientes com 25(OH)D superior a 30ng/mL, enquanto no grupo atividade grave (SLEDAI?20), encontramos maior proporção de pacientes com valores insuficientes ou deficientes da vitamina D. Por outro lado, nenhuma diferença estatisticamente significativa foi observada para os valores de DBP, vitamina D Livre e Biodisponível nos subgrupos de atividade de doença avaliados. Conclusão: A deficiência de vitamina D foi altamente prevalente entre pacientes com LES e esteve associada com a atividade de doença. A dosagem da DBP e as frações livre e biodisponível da vitamina D não diferiram entre as diversas categorias de atividade de doença do LES.
Descrição
Citação
ELOI, Marina. Níveis séricos da 25-hidroxi-vitamina d, e não da vitamina d livre ou biodisponível, estão associados com atividade de doença em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. 2016. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.