Estudo comparativo do assoalho pélvico avaliado pela ultrassonografia tridimensional e epi-no de gemeligestas e gestação única

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-10-30
Autores
Kubotani, Juliana Sayuri [UNIFESP]
Orientadores
Elito Junior, Julio Elito Junior [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Comparar o assoalho pélvico de gemeligesta com gestação única. Métodos: Estudo prospectivo do tipo caso controle com adultas, nulíparas, sendo 20 gemeligestas e 23 gestação única. Avaliamos no terceiro trimestre, em posição ginecológica sendo realizada a ultrassonografia tridimensional e depois introduzido o balão do Epi-no® na vagina e inflado até o limite máximo de desconforto, retirado inflado e mensurado seu perímetro. Utilizamos os testes t de Student e Mann-Whitney para comparar os grupos; e o Coeficiente de Person para correlacionar a extensibilidade perineal com a morfologia e os dados antropométricos. Consideramos significância quando p<0,05. Resultados: A média da área do hiato na gestação única em repouso, Valsalva e contração foi de 14,58; 16,95 e 11,72cm2 e nas gemeligestas 16,02; 18,61 e 12,63cm2, repectivamente. A média das medidas ântero-posterior em repouso, Valsalva e contração na gestação única foi de 5,32; 5,66 e 4,50cm e nas gemeligestas de 5,29; 5,80 e 4,61. A média das medidas látero-lateral em repouso, Valsalva e contração na gestação única foi de 3,85; 4,12 e 3,58 e nas gemeligestas 4,26; 4,26 e 3,82, somente obtendo significância em repouso (p<0,01) e contração (p=0,04). Não houve diferença na extensibilidade perineal entre os grupos avaliada pelo Epi-no®. Obteve-se correlação positiva entre o Epi-no® e as medidas em Valsalva e a circunferência abdominal. Conclusão: O assoalho pélvico das gemeligestas sofre mais alterações, evidenciadas pelo aumento das medidas látero-lateral em repouso e contração. Quanto maior a extensibilidade verificada pelo Epi-no®, maiores foram as medidas avaliadas pela Ultrassonografia em Valsalva e maior foi a circunferência abdominal.
Descrição
Citação
KUBOTANI, Juliana Sayuri. Estudo comparativo do assoalho pélvico avaliado pela ultrassonografia tridimensional e epi-no de gemeligestas e gestação única. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.