O uso da simulação de alta fidelidade como estratégia educacional: avaliação da aprendizagem procedimental em emergência cardiovascular

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Date
2015-09-15Author
Brandão, Carolina Felipe Soares [UNIFESP]
Advisor
Marin, Heimar de Fatima [UNIFESP]Type
Tese de doutoradoMetadata
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Realistic simulation as an educational tool for medical studentsAbstract
Introdução: A simulação de alta fidelidade promove por meio do uso da tecnologia, a possibilidade de estudantes vivenciarem situações clínicas muito próximas do atendimento real. Os softwares desenvolvidos para simulação clínica permitem dinamismo e favorecem o treinamento de várias competências simultaneamente. Objetivo: Esta tese teve por objetivo investigar a retenção do conhecimento técnico na situação de emergência cardiovascular no paciente adulto pelos estudantes de medicina durante o período do internato. Ainda, procurou-se verificar se os atendimentos em pacientes reais estiveram associados à melhora da retenção do conhecimento em relação ao ambiente simulado. Métodos: Estudo quantitativo observacional longitudinal. Foram utilizados dois questionários fechados, sendo um preenchido simultaneamente por dois docentes do LabSim e outro preenchido pelos discentes participantes da pesquisa. O período de coleta dos dados aconteceu entre fevereiro de 2012 a novembro de 2013, observando um grupo de 45 alunos durante todo o período do internato. Os dados e informações obtidas nos questionários preenchidos pelos docentes e discentes foram analisados em relação ao conhecimento e proficiência, além da retenção do conteúdo do início ao término do internato por meio da metodologia de simulação de alta fidelidade e complexidade. Resultados: Foi evidenciado um aumento significante de acertos após a primeira exposição dos estudantes ao ambiente simulado de emergência e a manutenção e aumento destes níveis nas etapas subsequentes. O avanço tecnológico é mais um aliado como estratégia educacional. Não foram observadas diferenças entre as médias das notas por realização de atendimento em ambiente real em relação ao ambiente simulado de alta fidelidade, que apesar de não conferir caráter de substituição ao paciente real, promove uma eficiente estratégia de capacitação discente. Conclusões: A simulação de alta fidelidade contribui de forma efetiva para a retenção de conhecimentos na situação de emergência cardiovascular e deve ser incorporada no currículo médico como uma importante estratégia educacional. Introduction: High fidelity simulation promotes with the use of technology the ability
for students to experience clinical situations in a very close approach as in the real
treatment. The software developed for clinical simulation allows dynamism and
encourages, simultaneously, the training of multiple skills. Objective: This thesis
aims to investigate the maintenance of expertise in cardiovascular emergency
situation in adult patients, by medical students during the period of internship. In
addition it was sought to determine whether the treatments on real patients were
associated with the improved maintenance of knowledge relating to the simulated
environment. Methods: Longitudinal observational quantitative study. Two closed
questionnaires were used; one fully filled simultaneously by two professors of LabSim
and another filled by students participating in the research. The data collection was
carried out from February 2012 to November 2013 by a group of 45 assessed
students in their clerkship. The data and information obtained from the
questionnaires completed by teachers and students were analyzed related to
knowledge and proficiency in addition to the retention of content from start to
completing the internship through the RS methodology of high fidelity and complexity.
Results: The results in this present study showed a significant increase of correct
answers after the first exposure of students to emergency simulated environment and
the maintenance and increased levels in the subsequent Stages. It was evident that
technological advancement is actually an extra ally to educational strategy because
there were no differences observed between the average scores performed in real
treatment environment related to the high-fidelity simulated environment, even
though it does not replace the status of giving real care to real patient, it insures
efficient training strategy. Conclusions: In conclusion the high fidelity simulation
effectively contributes to retention of knowledge in cardiovascular emergency and it
can and should be incorporated into medical and health curriculum as an important
educational strategy.
Citation
BRANDÃO, Carolina Felipe Soares. O uso da simulação de alta fidelidade como estratégia educacional: avaliação da aprendizagem procedimental em emergência cardiovascular. 2015. 108 f. Tese (Doutorado em Gestão e Informática em Saúde) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.Keywords
Simulação de alta fidelidadeInformática em saúde
Metodologias ativas de aprendizagem
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Medicina de emergência
Educação médica