Capacitação de professores de uma escola pública de São Paulo visando a identificação e encaminhamento de adolescentes problemas de saúde mental

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Data
2013-03-27
Autores
Vieira, Marlene Apolinario [UNIFESP]
Orientadores
Bordin, Isabel Altenfelder Santos Bordin [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Verificar a capacidade prévia dos professores (em teoria e na prática) de identificar e encaminhar adequadamente alunos do ensino fundamental II e ensino médio com possíveis problemas de saúde mental; (2) avaliar a efetividade de uma estratégia de psicoeducação para professores, visando a aumentar a competência desses educadores para identificar problemas de saúde mental em alunos adolescentes e de realizar os encaminhamentos a serviços especializados. Métodos: Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva, que compreende dois estudos: (1) o estudo principal é longitudinal com análise tipo antes e depois, sem grupo controle, que possibilita avaliar a efetividade de um modelo de capacitação em saúde mental para professores da rede de ensino público do Estado de São Paulo; (2) o segundo estudo (caso-controle) é complementar ao primeiro e possibilita avaliar a capacidade de identificação do professor de problemas de saúde mental entre seus alunos antes da intervenção psicoeducativa. A amostra do estudo longitudinal incluiu 32 professores de uma escola pública estadual da região Centro-Sul da cidade de São Paulo. Antes e depois da capacitação, solicitou-se aos professores que avaliassem sete vinhetas (alto risco para psicose, depressão, conduta, hiperatividade, mania, problemas de aprendizagem e adolescência normal) com o propósito de verificar sua capacidade para identificar cada quadro psicopatológico como “problema” e fazer o encaminhamento correspondente. O estudo caso-controle avaliou diferenças entre dois grupos de estudantes, aqueles selecionados pelos professores como apresentando possíveis problemas emocionais/comportamentais (casos identificados pelos professores antes da capacitação; N=26) e aqueles não selecionados pelos professores (controles da mesma série, sexo e faixa etária; N=26). Um questionário de rastreamento para problemas emocionais/comportamentais (Youth Self Report/YSR) identificou problemas de externalização (violação de regras/comportamento agressivo) e problemas de internalização (ansiedade/depressão) em casos e controles. Resultados: Os professores mostraram capacidade prévia para identificar na prática os alunos mais sintomáticos (comorbidade entre problemas de internalização e externalização) como necessitados de assistência em saúde mental. A maioria dos professores já sabia identificar teoricamente como “problema” todos os quadros psicopatológicos descritos nas vinhetas e mostraram dificuldade em identificar ausência de problemas na vinheta de adolescência normal. A estratégia psicoeducativa foi efetiva para os professores que não sabiam identificar depressão, alto risco e adolescência normal. Quanto à identificação associada ao encaminhamento adequado, a capacitação foi efetiva para todos os quadros psicopatológicos e também para a adolescência normal. Conclusões: A estratégia psicoeducativa adotada foi mais efetiva nas áreas onde os professores tinham maior dificuldade, como em discernir adolescência normal de adolescência com problemas de saúde mental e, principalmente, realizar o encaminhamento adequado dos alunos com necessidade de assistência em saúde mental.
Descrição
Citação
VIEIRA, Marlene Apolinario. Capacitação de professores de uma escola pública de São Paulo visando a identificação e encaminhamento de adolescentes problemas de saúde mental. 2013. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.