Álbum das meninas, revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras : estudo de um impresso de Anália Franco (1898-1901)
Data
2016-05-30
Autores
Chagas, Floriza Garcia [UNIFESP]
Orientadores
Panizzolo, Claudia [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
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Resumo
This research focuses on studying the paper, regarding it as the source and subject, and the goal was a detailed analysis of ?Álbum das Meninas: revista educativa e literária dedicada às jovens brasileiras (1898-1901)?, which would encompass the representations in its composition. The leading matter of this research was studying which subjects and texts compose ?Álbum das Meninas?. The importance of such a study is given due to the fact it is a feminine journal with intentionality and a well-defined editorial project, all whilst also being a board where the proprietor, writer and professor, Anália Emília Franco (1853-1919), would manifest her ideas and projects. This qualitative research, through the methodological-theoretical contribution of Cultural History, deepens the comprehension of culture as a synthetic expression of practices, seeking to identify the journal?s educational and literary roles regarding the readers and the interactions that linked it to women?s forms of instruction and education. In this sense, analyzing the sources by shedding light upon the time?s press ? form, distribution, reader audience, content, background motivations, themes, the erudition guiding the proposed subjects and the journal?s insertion in the political context, revealed that Álbum das Meninas strived to instruct and moralize the female audience in particular, encouraging the claim of access to education and professionalising, as well as stimulating the collective activity in the role of regenerating society through the education of the growing children. Still, this study highlighted the importance of thinking and examining the journal in question not only in terms regarding the female press, but also as a rich element in profusion of meanings, allowing us to reflect upon the portrayals of women and men, alongside their positions and functions assigned at the time.
O impresso é foco de investigação desta pesquisa, tomando-o como fonte e objeto de investigação. O objetivo foi analisar, de forma minudenciada, o Álbum das Meninas: revista educativa e literária dedicada às jovens brasileiras (1898-1901) e então apreender as representações que o compõem. A questão que norteou a pesquisa foi quais temáticas e conjunto de textos compõem o Álbum das Meninas. A importância em estudar esse impresso justifica-se por ser uma revista feminina com intencionalidade e projeto editorial bem definidos, também por ser um espaço próprio de expressão das ideias e projetos da proprietária, escritora e professora Anália Emília Franco (1853-1919). A pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, tem por aporte teórico-metodológico a História Cultural para compreensão da cultura como expressão sintética das práticas, buscando identificar o papel educativo e literário do periódico no que diz respeito ao público leitor e às interações que o ligavam às formas de instrução e educação da mulher. Nesse sentido, a análise das fontes jogando luz aos aspectos da imprensa do período - a forma, circulação, o público-leitor, os conteúdos, as razões de sua criação, os temas abordados, a erudição que orienta as matérias propostas e a inserção da revista no contexto político, revelou que o Álbum das Meninas procurou instruir e moralizar especialmente o público feminino, incentivando a reivindicação quanto ao acesso à educação e a profissionalização, bem como em participar coletivamente da regeneração da sociedade por meio da educação dos filhos. Contudo, o estudo ressaltou a importância de pensar e examinar a revista em questão, não só em termos de parte da imprensa feminina, mas também como um elemento rico em profusão de sentidos que nos permite refletir sobre as representações da mulher e do homem e de suas posições e funções na sociedade à época.
O impresso é foco de investigação desta pesquisa, tomando-o como fonte e objeto de investigação. O objetivo foi analisar, de forma minudenciada, o Álbum das Meninas: revista educativa e literária dedicada às jovens brasileiras (1898-1901) e então apreender as representações que o compõem. A questão que norteou a pesquisa foi quais temáticas e conjunto de textos compõem o Álbum das Meninas. A importância em estudar esse impresso justifica-se por ser uma revista feminina com intencionalidade e projeto editorial bem definidos, também por ser um espaço próprio de expressão das ideias e projetos da proprietária, escritora e professora Anália Emília Franco (1853-1919). A pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, tem por aporte teórico-metodológico a História Cultural para compreensão da cultura como expressão sintética das práticas, buscando identificar o papel educativo e literário do periódico no que diz respeito ao público leitor e às interações que o ligavam às formas de instrução e educação da mulher. Nesse sentido, a análise das fontes jogando luz aos aspectos da imprensa do período - a forma, circulação, o público-leitor, os conteúdos, as razões de sua criação, os temas abordados, a erudição que orienta as matérias propostas e a inserção da revista no contexto político, revelou que o Álbum das Meninas procurou instruir e moralizar especialmente o público feminino, incentivando a reivindicação quanto ao acesso à educação e a profissionalização, bem como em participar coletivamente da regeneração da sociedade por meio da educação dos filhos. Contudo, o estudo ressaltou a importância de pensar e examinar a revista em questão, não só em termos de parte da imprensa feminina, mas também como um elemento rico em profusão de sentidos que nos permite refletir sobre as representações da mulher e do homem e de suas posições e funções na sociedade à época.
Descrição
Citação
CHAGAS, Floriza Garcia. Álbum das meninas, revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras: estudo de um impresso de Anália Franco (1898-1901). 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.