• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Distúrbios da Comunicação Humana
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Distúrbios da Comunicação Humana
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Potencial evocado auditivo de tronco encefálico por frequência específica: estudo da via aérea e via óssea em lactentes com alterações de orelha média

Thumbnail
Date
2014-12-15
Author
Pereira, Priscila Karla Santana [UNIFESP]
Advisor
Azevedo, Marisa Frasson de Azevedo [UNIFESP]
Type
Tese de doutorado
Metadata
Show full item record
Abstract
Objetivo: Descrever os achados do potencial evocado auditivo de tronco encefálico por frequência específica (PEATE-FE) por via aérea e via óssea em lactentes com e sem alteração de orelha média e correlacioná-los com os achados do PEATE com estímulo clique. Método: Foram avaliados 73 lactentes com até 12 meses de idade. Os lactentes foram distribuídos em dois grupos num total de 134 orelhas, sendo 52 orelhas do grupo estudo (com alteração de orelha média) e 82 orelhas do grupo controle (sem alteração). Todos os lactentes foram submetidos à realização do PEATE (pesquisa de integridade de vias auditivas com clique a 80dBnNA e pesquisa do limiar eletrofisiológico com clique e toneburst) nas frequências de 500 e 2000 Hz por via aérea e via óssea. Resultados: Os limiares eletrofisiológicos médios para as frequências de 500 Hz e 2000 Hz no grupo controle foram 26,6 dBnNA e 21,5 dBnNA, por via aérea e 16,3 dBnNA e 21,3 dBnNA por via óssea, respectivamente. Os limiares médios para as frequências de 500 Hz e 2000 Hz no grupo estudo foram 46,6 dBnNA e 38,2 dBnNA, por via aérea e 18,5 dBnNA e 23,8 dBnNA por via óssea, respectivamente. Foram observadas latências das ondas I, III e V mais prolongadas no grupo estudo. O grupo estudo apresentou gap aéreo-ósseo maior que o grupo controle.Não houve associação significante entre: gap e o tipo de curva timpanométrica (tipo B ou C), e gap e latência da onda I a 80 dBnNA. Conclusões: O grupo estudo apresentou limiares eletrofisiológicos mais elevados independentemente do tipo de estímulo (clique e frequência específica) e condução (via aérea e via óssea). O limiar eletrofisiológico em 500 Hz foi maior que 2000 Hz por via aérea e menor por via óssea em ambos os grupos. As latências das ondas I, III e V foram mais prolongadas no grupo estudo, caracterizando a presença de comprometimento condutivo. O PEATE- FE é de fundamental importância para conclusão do diagnóstico, pois possibilita a determinação da configuração e do grau da perda auditiva por meio da condução aérea, e associada à pesquisa por meio da via óssea possibilita a determinação do tipo de perda auditiva. Dessa forma, com o diagnóstico mais preciso da perda auditiva é possível realizar uma intervenção adequada nos casos de alterações de orelha média em lactentes.
Citation
PEREIRA, Priscila Karla Santana. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico por frequência específica: estudo da via aérea e via óssea em lactentes com alterações de orelha média. 2014. 107 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Keywords
perda auditiva condutiva
lactentes
potenciais evocados auditivos
condução óssea
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48806
Collections
  • PPG - Distúrbios da Comunicação Humana [454]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV