Detecção de fonemas, fonologia, comportamento auditivo em atividades diárias e qualidade de vida: um estudo em escolares usuários de próteses auditivas

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Data
2015-06-24
Autores
Souza, Marilia Rodrigues Freitas de [UNIFESP]
Orientadores
Iorio, Maria Cecilia Martinelli Iorio [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
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Resumo
Objetivo: Caracterizar a audição, o uso da amplificação, a audibilidade para sons de fala, a fonologia, o comportamento auditivo em atividades diárias e a qualidade de vida em escolares com perda auditiva neurossensorial bilateral pré-lingual de grau leve a severo. Método: Foram avaliadas 22 crianças, de oito a 14 anos, usuárias de próteses auditivas. Foi realizada entrevista com responsáveis, avaliação audiológica, verificação das próteses auditivas ? mapeamento visível de fala amplificada, pesquisa dos limiares de detecção para os sons de Ling, avaliação da fonologia e investigação do comportamento auditivo em atividades diárias e da qualidade de vida, com uso dos questionários ABEL e PedsQL. Procurou-se correlacionar o Índice de Inteligibilidade de Fala com os limiares de audibilidade para fonemas; a avaliação fonológica com a idade de intervenção, com o tempo de uso diário das próteses auditivas, com a detecção de fonemas, com o Índice de Inteligibilidade de Fala e com a realização de terapia fonoaudiológica. Procurou-se ainda comparar a mensuração da qualidade de vida relacionada à saúde referida pelo escolar e por seus pais e correlacionar o comportamento auditivo em atividades diárias com a qualidade de vida relacionada à saúde, com a detecção de fonemas e com a avaliação fonológica. Resultados: A perda auditiva de causa desconhecida foi a de maior ocorrência, com predomínio do grau moderado, de configuração descendente acentuada. Com relação ao tempo de uso da amplificação, houve concordância entre as informações armazenadas no registro de dados e as informações referidas (p-valor<0,001*), com maior ocorrência de uso contínuo, superior a dez horas diárias. O Índice de Inteligibilidade de Fala com prótese foi maior que na situação sem prótese auditiva (p-valor<0,001*). Os limiares de detecção de fonemas com prótese foram menores do que na condição sem prótese auditiva (p-valor<0,001*). A população avaliada apresentou Porcentagem de Consoantes Corretas acima de 95%, com episódios de produtividade dos processos fonológicos frontalização de palatal, simplificação do encontro consonantal e simplificação da consoante final. Na avaliação subjetiva do Comportamento Auditivo e da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde, o Aspecto Emocional foi o mais prejudicado. Conclusão: Há correlação negativa entre o Índice de Inteligibilidade de Fala e os limiares de detecção de todos os fonemas na situação sem próteses auditivas e entre o Índice de Inteligibilidade de Fala e o limiar de detecção do fonema /s/ na situação com próteses auditivas. Não há correlação entre a avaliação fonológica e: o índice de inteligibilidade de fala, a detecção de fonemas com próteses, a idade na protetização, o tempo de uso diário das próteses, e a realização de terapia fonoaudiológica. Quanto ao instrumento de avaliação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (PedsQL), em apenas 17% dos itens avaliados (quatro itens) há diferença entre as respostas fornecidas pelos pais e pelas crianças. O escore total do questionário ABEL está correlacionado ao Sub-escore Psicossocial e ao Escore Total do módulo genérico de auto avaliação do PedsQL. Não há correlação entre a avaliação da fonologia e a detecção dos sons de Ling com o comportamento auditivo em atividades diárias avaliado pelo questionário ABEL.
Descrição
Citação
SOUZA, Marilia Rodrigues Freitas de. Detecção de fonemas, fonologia, comportamento auditivo em atividades diárias e qualidade de vida: um estudo em escolares usuários de próteses auditivas. 2015. 133 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.