Efeitos da dieta hiperlipídica e da ovariectomia a curto prazo nas citocinas pró e anti-inflamatórias e expressão proteica dos receptores il-6r, tnf- r e tlr-4 no fígado, músculo gastrocnêmio e tecido adiposo mesentérico

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014-10-31
Autores
Pinto Neto, Nelson Inacio [UNIFESP]
Orientadores
Nascimento, Claudia Maria da Penha Oller do [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A queda de estrogênio na menopausa altera a gordura corporal e pode promover a obesidade especialmente quando associada com uma dieta rica em gordura. Isso pode provocar uma inflamação crônica de baixo grau. Métodos: Ratas Wistar (4 semanas de idade) foram divididas em dois grupos e alimentadas por 4 semanas com dieta controle (C) ou dieta hiperlipídica (H). Em seguida, as ratas foram submetidas à ovariectomia (OVX) ou cirurgia simulada (SHAM). Elas continuaram recebendo dieta C ou H pelas próximas quatro semanas. Foram analisados: ganho de peso corporal, eficiência alimentar, conteúdo de lipídios e proteínas da carcaça, concentrações séricas de leptina e adiponectina, as concentrações de IL-6, IL-10 e TNF-? do fígado, músculo gastrocnêmio, tecido adiposo branco mesentérico (MES) e retroperitoneal (RET) por ELISA, e o conteúdo proteico de IL-6R?, TNFR1, TLR-4 e proteína MyD88. Resultados: O ganho de peso corporal, eficiência alimentar e conteúdo lipídico da carcaça foram mais elevados no grupo OVX H em relação ao grupo SHAM H. No grupo OVX H a concentração sérica de leptina foi maior em relação aos outros grupos. O conteúdo de citocinas foi alterado apenas em RET e MES. O conteúdo de IL-6, TNF-? e IL-10 diminuiu no MES de OVX H comparado a OVX C, e no RET comparado ao SHAM H. O grupo SHAM H apresentou uma redução dos níveis séricos de triacilglicerol em relação ao grupo C. Resultados semelhantes foram observados em relação as IL-6 R, TNF-R, TLR-4 e MyD88 entre os grupos analisados. Todos os parâmetros analisados no fígado e músculo foram semelhantes entre os grupos. Conclusão: O presente estudo demonstrou que 60 dias de tratamento com dieta hiperlipídica associada a curto-prazo de ovariectomia promove uma redução no conteúdo das citocinas do tecido adiposo mesentérico. No entanto, houve um aumento do ganho de peso corporal, acompanhado de uma alta eficiência alimentar e elevação dos níveis séricos de leptina. Estes dados sugerem que a ausência de estrógenos promove alterações metabólicas que podem contribuir para a instalação de um processo pró-inflamatório.
Descrição
Citação
PINTO NETO, Nelson Inacio. Efeitos da dieta hiperlipídica e da ovariectomia a curto prazo nas citocinas pró e anti-inflamatórias e expressão proteica dos receptores il-6r, tnf- r e tlr-4 no fígado, músculo gastrocnêmio e tecido adiposo mesentérico. 2014. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.