500 questões de neurologia pediátrica para médicos residentes

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015-01-28
Autores
Alves, Lucas Victor [UNIFESP]
Orientadores
Vilanova, Luiz Celso Pereira Vilanova [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Na educação para a saúde, os processos pedagógicos devem atender às necessidades de um profissional habilitado, atualizado com o mais novo conhecimento na sua área de atuação e voltado com o pensamento ético e crítico, para fazer o melhor para a sociedade na qual está inserido. Dentro desse enfoque, as unidades formadoras dos profissionais de saúde têm uma grande responsabilidade, não apenas com o desenvolvimento de programas de graduação e pós-graduação que formem recursos humanos de elevada qualidade e adequados à realidade nacional, assim como na manutenção de programas de educação continuada para que esses profissionais de saúde continuem sempre sendo qualificados. Na medicina, em especial, essa atualização dos conhecimentos técnico-científicos é fundamental, pois a informação nova, resultado da pesquisa científica no conhecimento na área médica, especificamente em algumas áreas mais especializadas, chega a dobrar em um período de menos de cinco anos. A formação do profissional de saúde, em especial o médico, deve atender algumas necessidades fundamentais no processo ensino-aprendizagem e, dentre elas, há a necessidade de se empregar ferramentas que possibilitem a avaliação do conhecimento adquirido durante a graduação. O médico mal preparado pode fazer mal à sociedade em que vive com práticas iatrogênicas. Isso tem sido comprovado cientificamente. Dessa forma, o processo de avaliação, passo de maior complexidade no método pedagógico, apresenta a maior importância para uma assistência adequada à saúde dentro dos princípios éticos que devem nortear o exercício da medicina. A difusão por todo o Brasil de um processo avaliativo, acurado, rápido e prático, como esse do teste das questões múltiplas, deve contribuir para que os objetivos mínimos de um aprendizado cognitivo relacionado ao sistema nervoso possam ser alcançados, possibilitando uma melhor assistência da população no que concerne aos problemas neurológicos. Esses objetivos uma vez alcançados, também contribuirão para a prática da prevenção das afecções neurológicas, assim como ajudarão no reconhecimento precoce, tratamento, recuperação e devidos encaminhamentos dos pacientes necessitados.
Descrição
Citação
ALVES, Lucas Victor. 500 questões de neurologia pediátrica para médicos residentes. 2015. 501 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Palavras-chave