Centro de Incentivo à Leitura (CIL) no Centro de Educação Unificada (CEU): um estudo de caso sobre o programa de acesso à cultura escrita no bairro dos Pimentas (Guarulhos)

Imagem de Miniatura
Data
2013-07-10
Autores
Leandro, Thayame Silva Porto [UNIFESP]
Orientadores
Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O Brasil é um país onde as oportunidades de acesso a cultura escrita não são igualmente distribuídas entre toda população, frente a este dado medidas tem sido tomadas pelo poder público para combater essas desigualdades, essas medidas se constituem como políticas de leitura a nível nacional, e, sua garantia de implantação podem ser mantidas pelas esferas subnacionais no formato de programas e projetos de leitura. Diante deste cenário sobre o acesso aos bens da cultura escrita essa pesquisa visa a investigar se e como o Programa de Incentivo a Leitura de iniciativa do governo municipal de Guarulhos (Centro de Incentivo à Leitura - CIL) colabora para a remissão de desigualdades no acesso à leitura e disponibilização de materiais escritos num bairro periférico deste município. Pretende-se analisar a estrutura física e o acervo que abrigam o programa de leitura, bem como suas atividades e política de implementação, e as ações de mediação promovidas nele. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, prevendo-se a utilização de variados instrumentos para a geração de dados, a saber: obervação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Nesta investigação, tomamos os Estudo do Letramento como principal fundamento (KLEIMAN 1195, 2002; STREET, 2010; SOARES, 1998, 2010) que permeará todo processo de análise. 
Descrição
Citação
LEANDRO, Thayame Silva Porto. Centro de Incentivo à Leitura (CIL) no Centro de Educação Unificada (CEU): um estudo de caso sobre o programa de acesso à cultura escrita no bairro dos Pimentas (Guarulhos). 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.