Curso de especialização em saúde indígena a distância: contribuições da pedagogia histórico-crítica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sigulem, Daniel Sigulem [UNIFESP] pt
dc.contributor.author Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2018-07-30T11:53:17Z
dc.date.available 2018-07-30T11:53:17Z
dc.date.issued 2013-08-30
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=92682 pt
dc.identifier.citation LEITE, Maria Teresa Meirelles. Curso de especialização em saúde indígena a distância: contribuições da pedagogia histórico-crítica. 2013. 177 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48623
dc.description.abstract No contexto da Educação na Saúde, esta tese investiga como uma abordagem pedagógica, reconhecida por formar profissionais em sintonia com os princípios do SUS, pode se adaptar às características da Educação a Distância mediada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). O objetivo geral é: _x001C_Identificar as características do processo de planejamento e desenvolvimento do curso de Especialização em Saúde Indígena da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para, com base na experiência observada, propor parâmetros para organização do processo de planejamento e desenvolvimento de cursos a distância no padrão UAB, com fundamento na Pedagogia Histórico Crítica (PHC) A investigação foi realizada na forma de pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, e foi desenvolvida como pesquisa participante, já que a pesquisadora participava da equipe pedagógica que oferecer suporte ao curso. O processo de investigação incluiu: 1) revisão da literatura, que considerou os seguintes enfoques temáticos: as tendências pedagógicas na formação de profissionais da Saúde, o contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil no Departamento de Informática em Saúde (DIS), da UNIFESP; o curso a distância de Especialização em Saúde Indígena na perspectiva da PHC e os princípios da aprendizagem apoiada pelas tecnologias de informação e comunicação; e 2) acompanhamento do processo de implantação e desenvolvimento do curso. As informações organizadas na revisão da literatura orientaram a coleta e a análise dos dados da pesquisa, que se realizou no ambiente virtual do curso. Os resultados obtidos na análise do curso permitem afirmar que as disciplinas do curso foram desenvolvidas de acordo com os princípios básicos da PHC. Houve coerência entre a proposta do curso e as propostas dos docentes para suas disciplinas. Os recursos utilizados estiveram limitados às funcionalidades do ambiente virtual adotado. A PHC pode manter-se contemporânea e ser adequada à modalidade a distância. Para isso, recomenda-se que sejam consideradas as peculiaridades do processo de ensino e aprendizagem e, mais especificamente, aquelas inerentes à educação a distância, incorporando recursos das mídias digitais, ao mesmo tempo em que desencadeia processos de reflexão sobre a prática social. A conclusão evidencia a necessidade de revisão contínua dos recursos tecnológicos para a Educação, e de valorização de teorias e práticas pedagógicas, de caráter não instrucionista, em função de seus princípios e fundamentos teóricos, que podem se revelar compatíveis com as necessidades contemporâneas da Educação na Saúde. pt
dc.format.extent 177 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject instrução por computador pt
dc.subject saúde de populações indígenas pt
dc.subject educação médica continuada pt
dc.title Curso de especialização em saúde indígena a distância: contribuições da pedagogia histórico-crítica pt
dc.type Tese de doutorado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2013-0339.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM) pt
unifesp.graduateProgram Gestão e Informática em Saúde pt
unifesp.knowledgeArea Multidisciplinar pt
unifesp.researchArea Interdisciplinar pt



File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account