Efetividade do uso de antibióticos tópicos ou antissépticos na prevenção de contratura capsular em cirurgias mamárias com prótese

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-09-25
Autores
Rocha, Paolo Rubez [UNIFESP]
Orientadores
Ferreira, Lydia Masako Ferreira [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
As cirurgias plásticas mamárias com a utilização de próteses estão entre as mais realizadas no mundo, porém a principal complicação relacionada a elas, a contratura capsular, ainda apresenta causas e manejo não bem esclarecidos. Uma das medidas para evitá-la é através da irrigação das próteses e lojas mamárias com soluções de antibióticos ou antissépticos. Objetivo: Avaliar a efetividade do uso de antibióticos tópicos ou antissépticos para prevenção de contratura capsular em cirurgias mamárias com prótese. Métodos: Foi realizada uma ampla busca por estudos relevantes em bases de dados eletrônicas, complementada por verificação das referências dos estudos selecionados, capítulos de livros e consulta a especialistas. Dois cirurgiões, de forma independente, fizeram a análise das buscas e seleção dos estudos relevantes. A metanálise, quando possível, utilizou o Risco Relativo e IC de 95%. Resultados: Três ECRs foram incluídos na revisão, todos de um mesmo autor, avaliando como desfecho a contratura capsular. Os trabalhos primários foram compostos por número pequeno de participantes e apresentam alto risco de viés metodológico, que compromete a avaliação final. Conclusão: A ausência de um ensaio clínico randomizado com número adequado de pacientes e follow up impede uma conclusão segura sobre a efetividade destas soluções na prevenção de contraturas capsulares, embora os estudos existentes falem a favor de um efeito positivo de seu uso.
Descrição
Citação
ROCHA, Paolo Rubez. Efetividade do uso de antibióticos tópicos ou antissépticos na prevenção de contratura capsular em cirurgias mamárias com prótese. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.