Depressão dor-induzida em idosos: validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do “eriatric emotional assessment of pain geap-b”

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015-10-28
Autores
Almeida, Carla Bezerra Lopes [UNIFESP]
Orientadores
Santos, Fania Cristina dos Santos [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A dor crônica tem impacto no envelhecimento e, frequentemente, coexiste com a depressão e se exacerbam mutuamente, parecendo estarem intimamente ligadas. Ambas têm efeito negativo sobre o desempenho físico, tanto separadamente quanto em combinação. Vários estudos relatam que a depressão está associada a mais queixas de dor, à maior intensidade e a maior duração dessas, e ainda, a maior probabilidade de sua não resolução. Observando a relação entre dor e depressão obtêm-se que cada uma pode aumentar o risco de aparecimento e gravidade da outra (1). As consequências de tal associação além de aumentar o sofrimento dos indivíduos acometidos e piorar a qualidade de vida deles, também aumenta a taxa de desemprego, aposentadoria precoce e o grau de incapacidade desta população (2). Recentemente, alguns estudos testaram uma ferramenta desenvolvida especialmente para idosos com dor crônica, e que se propõe a avaliar a depressão dor-induzida: ?A Geriatric Psychosocial Assessment of Pain-induced Depression ?- GEAP. O objetivo maior desses estudos foi avaliar especificamente, com base em evidências, a depressão dor-induzida na população geriátrica, comparando com avaliações atuais baseadas em instrumentos que abordam apenas a depressão (Geriatric Depression Scale - GDS) ou a dor (Geriatric Pain Measure - GPM) dos idosos, e assim, fornecer uma análise quantitativa de confiabilidade e validade referentes as dimensões físicas e psicológicas da depressão dor - induzida (3). O GEAP que, atualmente, é o primeiro instrumento capaz de avaliar a depressão associada a dor em idosos, ainda não foi traduzido e adaptado transculturalmente para o português do Brasil. Assim, o presente estudo realizou a tradução, adaptação transcultural e validação desse instrumento para a população idosa brasileira, permitindo uma avaliação clínica abrangente da depressão induzida por dor em adultos mais velhos no nosso meio.
Descrição
Citação
ALMEIDA, Carla Bezerra Lopes. Depressão dor-induzida em idosos: validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do “eriatric emotional assessment of pain geap-b”. 2015. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.