Humanização na formação e no trabalho em saúde: uma análise documental
Data
2013-12-20
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de humanização presentes em artigos publicados na base de dados SciELO – Scientific Eletronic Library Online, no campo da formação em saúde no período de 2000 a 2012, e nos Projetos Político Pedagógicos do Campus Baixada Santista/Universidade Federal de São Paulo e dos Cursos Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física — modalidade Saúde e Serviço Social. A metodologia de pesquisa abrangeu duas fases: revisão de literatura e análise documental. A fim de proceder à realização da revisão de literatura os descritores utilizados foram Humanização, Humanismo e Humanização na Formação. Foram selecionados 23 artigos e a análise dos dados abrangeu caracterização das publicações e discussão das concepções de humanização presentes nos documentos analisados. As concepções presentes nos artigos apontam para a questão da polissemia do termo humanização, apreendendo-se outros sentidos: a capacidade de comunicação, respeito à vida humana, ética nos relacionamentos, bom convívio social, um conceito que orienta práticas, por outro lado encontramos considerações relevantes sobre a importância de refletirmos sobre o que a humanização produz. Importante destacar, dentre os objetos de estudos apontados, que a enfermagem apresentou um investimento considerável nas questões referentes à humanização na saúde, com várias pesquisas sobre o tema, inclusive com os seus profissionais. A análise documental dos Projetos Pedagógicos do Campus e dos Cursos foi feita a partir da orientação de um roteiro que abrangeu: dados relativos à identificação do documento (tipo de documento, localização, estrutura e conteúdo); às expressões Humanismo, Formação Humanística e Prática Humanizada/Humanística e às expressões ética, cuidar/cuidado, integralidade, comunicação, relação com o paciente, relação pessoal/relacionamento interpessoal. Nos Projetos Político Pedagógicos, as concepções de humanização apresentaram os seguintes sentidos: ética como constituinte da formação humanizada (princípio, postura e prática profissional); cuidado ao paciente, olhar do cuidado, integralidade do cuidado, cuidado integral, produção do cuidado, modos de cuidar; integralidade das ações; comunicação em saúde, comunicação verbal e não verbal, comunicação humana. Os significados encontrados na expressão Cuidar/Cuidado explicitaram o compromisso com a Educação Interprofissional na Formação em Saúde e a competência para a integralidade do cuidado, presentes na formação do campus Baixada Santista.
Descrição
Citação
MEDEIROS, Lucilene Martorelli Ortiz Petin. Humanização na formação e no trabalho em saúde: uma análise documental. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2013.