A matemática na pedagogia da FFCL, USP e FNFI (1939-1961)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-06-09
Autores
Silva, Martha Raissa Iane Santana da [UNIFESP]
Orientadores
Valente, Wagner Rodrigues Valente [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este texto apresenta os resultados da investigação a respeito da matemática na formação do pedagogo no período que se estende de 1939 a 1961, no qual se considera, na História da Educação, a prevalência das concepções escolanovistas no cenário educacional brasileiro. Para tanto, buscamos orientação no ferramental teórico-metodológico da História Cultural, principalmente com o auxílio das produções dos teóricos da história das disciplinas escolares, a partir dos quais se construiu uma narrativa sobre as disciplinas que pertenciam à Matemática e eram oferecidas no curso de Pedagogia: “Complementos da Matemática” e “Estatística Educacional”. Nas análises sobre a formação matemática do pedagogo, consideramos a organização destas disciplinas, tendo em vista os processos de academização e legitimação de áreas de conhecimento em ascensão, como fator indispensável na compreensão e construção da narrativa histórica desta formação. E consideramos ter existido, no período analisado, uma proposta de formação do pedagogo que continha em seu currículo uma matemática a serviço da disciplina Estatística Educacional. Essa disciplina, por sua vez, estava posta enquanto um conhecimento matemático, mas oscilava em função do campo estatístico, ainda em processo de constituição.
Descrição
Citação
SILVA, Martha Raissa Iane Santana da. A matemática na pedagogia da FFCL, USP e FNFI (1939-1961). 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.