Avaliação histológica do emprego de enxerto de mucosa bucal sobreposto a retalho de túnica vaginal com corporoplastia em uretroplastia em tempo único: estudo experimental em coelhos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-12-13
Autores
Mattos, Ricardo Marcondes de [UNIFESP]
Orientadores
Macedo Junior, Antonio Macedo Junior [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: A correção de hipospádias com curvatura acentuada pode exigir a corporoplastia para alongamento ventral, e o retalho de túnica vaginal constitui uma opção atraente para essa finalidade. Uma vez que o retalho de túnica vaginal é colocado sobre o corpo cavernoso, a maioria dos cirurgiões prefere o procedimento estagiado. Se um enxerto como o de mucosa bucal puder ser aplicado sobre o retalho, o procedimento pode ser concluído em um estágio, adicionando-se um retalho ilhado de prepúcio “onlay” para completar a uretroplastia. Foi desenvolvido um estudo experimental em coelhos para testar essa hipótese. Método: O procedimento experimental incluiu um retalho de túnica vaginal para reconstrução do corpo cavernoso após a corporotomia, simulando uma cirurgia de alongamento ventral. Diretamente sobre o retalho foi colocado um enxerto de mucosa bucal e completada a uretroplastia com retalho de prepúcio “onlay”. Oito coelhos divididos em 4 grupos de eutanásia com 2, 4, 8 e 12 semanas de pós-operatório e avaliação histológica. Resultado: Observamos um elevado número de complicações, como fístulas (75%), retenção urinária (50%) e estenose (50%). Houve duas mortes relacionadas ao procedimento. A avaliação histológica demonstrou reação inflamatória intensa e persistente, sem viabilidade da túnica vaginal ou da mucosa bucal. Conclusão: Neste modelo animal, a associação de um enxerto de mucosa bucal sobre retalho de túnica vaginal não foi bem sucedida, tendo em vista a não incorporação dos tecidos e levado índice de complicações.
Descrição
Citação
MATTOS, Ricardo Marcondes de. Avaliação histológica do emprego de enxerto de mucosa bucal sobreposto a retalho de túnica vaginal com corporoplastia em uretroplastia em tempo único: estudo experimental em coelhos. 2013. 69 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.