Papel dos nervos renais na hipertensão arterial renovascular

Papel dos nervos renais na hipertensão arterial renovascular

Author Nishi, Erika Emy Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Campos Junior, Ruy Ribeiro de Campos Junior Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Farmacologia
Abstract Os mecanismos do efeito anti-hipertensivo da denervação renal (DR) em pacientes hipertensos refratários ao tratamento farmacológico ainda não foram elucidados. Em um modelo de hipertensão arterial (HA) neurogênica dependente do sistema renina-angiotensina (Ang) e de origem renovascular (2K1C) foi testada a hipótese de que o estresse oxidativo em uma região do cérebro fundamental para o controle neural da pressão arterial (PA) e da atividade do nervo renal (NR), a região rostroventrolateral do bulbo (RVL), é induzido pelo receptor de Ang II tipo 1 (AT1R) e, ainda, que o NR induz importantes alterações nos rins e região RVL. Primeiramente, foi demonstrado que o bloqueio subcrônico do AT1R reduziu o estresse oxidativo preferencialmente na RVL e sistemicamente em ratos 2K1C. Posteriormente, foi verificado que a DR cirúrgica do rim isquêmico a partir da 4-5ª semana após a indução da HA 2K1C reduziu a PA (12%) sem, entretanto, alterar a atividade de renina plasmática (PRA) após 10 dias da DR. Ainda, a DR, independente da redução da PA, normalizou a expressão protéica dos receptores de Ang II na RVL e no rim isquêmico e melhorou a função e a injúria renal nos ratos 2K1C. Finalmente, foi mostrada a efetividade da DR por radiofrequência em ovelhas e a ocorrência de reinervação anatômica e fisiológica após 5,5 e 11 meses da DR. Portanto, os dados indicam que a ativação do AT1R leva ao estresse oxidativo na região RVL na HA renovascular e que o NR pode modular a expressão de receptores de Ang II na RVL e injúria no rim isquêmico, independente da PA e PRA, na HA 2K1C. As alterações mediadas pelo NR podem, pelo menos parcialmente, explicar o efeito depressor da DR, no entanto, mais investigação é necessária para determinar se essas alterações permanecem após o estabelecimento da reinervação.
Keywords hipertensão
rim
nervo renal
Language Portuguese
Date 2014-05-31
Published in NISHI, Erika Emy. Papel dos nervos renais na hipertensão arterial renovascular. 2014. 99 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Farmacologia
Knowledge area Ciências biológicas
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 99 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2108587
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48565

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account