Estudo da influência do polimorfismo genético do ifn-gama na ocorrência de eventos cardiovasculares em pacientes portadores de hipertensão arterial

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015-10-31
Autores
Coutinho, Saurus Mayer [UNIFESP]
Orientadores
Batista, Marcelo Costa Batista [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: O estado inflamatório crônico, presente na Doença Aterosclerótica, é importante fator de risco para desfechos Cardiovasculares. A influência do Polimorfismo genético do Interferon (IFN)-gama sobre tais desfechos necessita de estudos que esclareçam melhor tal associação. Objetivo: Investigar a associação entre o polimorfismo genético de IFN-gama e o risco de Evento Cardiovascular (CV) e/ou óbito. PACIENTES E Métodos: Em estudo prospectivo foram incluídos 208 pacientes hipertensos, submetidos à análise do Polimorfismo de IFN-gama (+874 A ? T). Foram analisados como desfechos a ocorrência de Evento CV isoladamente e o desfecho combinado Evento CV ou óbito. As associações entre o Polimorfismo de IFN-gama e os desfechos encontrados foram investigadas. Resultados: A idade média dos pacientes era 59,7 ± 9,3 anos, sendo 57,2% de etnia branca, 37% com Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 e 59,1% com Síndrome Metabólica. Em relação ao polimorfismo de IFN-gama, 17,7% tinham o genótipo TT, 37,5% apresentavam o genótipo TA e 44,8%, o genótipo AA. Após o seguimento ocorreram 7 óbitos e 8 Eventos CV. A frequência do genótipo TT foi maior nos pacientes que apresentaram Evento CV (60% versus 15% nos que não apresentaram) e desfecho combinado ? evento CV ou óbito (55,6% versus 15%). Mesmo após ajustes para Idade, sexo, DM, colesterol total, ácido úrico e Síndrome Metabólica, a presença do genótipo TT permaneceu associada a maior risco de Evento CV (RR:10,12, IC:1,16 ? 87,79, p=0,036) e de desfecho combinado (RR:10,74, IC: 1,909 ? 60,47, p=0,007) Conclusão: Em indivíduos portadores de HAS, a presença do genótipo TT do polimorfismo de IFN-gama resultou em uma maior incidência de Evento CV e óbito.
Descrição
Citação
COUTINHO, Saurus Mayer. Estudo da influência do polimorfismo genético do ifn-gama na ocorrência de eventos cardiovasculares em pacientes portadores de hipertensão arterial. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.