Características dos sintomas depressivos de estudantes de medicina atendidos em serviço de orientação de uma faculdade de medicina

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015-06-30
Autores
Silva, Nilson Rodrigues da [UNIFESP]
Orientadores
Martins, Luiz Antonio Nogueira Martins [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Avaliar as características gerais e de sintomas depressivos em estudantes de medicina atendidos no serviço de Orientação Psicológica da Faculdade de Medicina ABC. Tipo de Estudo e Local: Estudo de 76 prontuários do banco de dados de alunos da FMABC que buscaram ajuda no Serviço de Orientação Psicológica ao Aluno entre os anos de 2003 e 2009. Métodos: Análise de variância para comparações múltiplas dos dados gerais e dos escores do Inventário de Depressão de Beck (IDB) e de outros dados pessoais. O IDB é autoaplicável, possui 21 grupos de informações, cada um com quatro afirmações pontuadas de 0 a 3, que expressam a intensidade crescente dos sintomas de depressão e que podem ser divididos em clusters afetivos, cognitivos e somáticos. Resultados: 76 prontuários revelaram que 13,2% foram atendidos em regime de urgência, 61,8% eram do gênero feminino. A média geral do IDB foi de 18,1 ± 9,4 pontos, 18,4 % estavam na faixa mínima ou ausente, 26,3 % na faixa de depressão leve, 44,7% na faixa de depressão moderada e 10,5% na faixa de depressão grave. O cluster com maior pontuação foi o Cognitivo (8,3 ± 4,8 pontos) e com menor pontuação o Somático (4,4 ± 2,7 pontos). A procura em eventos traumáticos como o trote foi baixa. O motivo mais alegado foi ?ansiedade?. Ser filho de médico sugeriu um possível fator de proteção, mas o fator morar com a família diferença é indiferente. A menor quantidade de sintomas no cluster afetivo (como choro ou tristeza) e no cluster somático (como fadiga e insônia), muito comumente desprezados, cresceram ao longo do curso, assim como a predominância de sintomas no cluster cognitivo (como culpa e sentimento de falhar) apontaram para características do treinamento médico.
Descrição
Citação
SILVA, Nilson Rodrigues da. Características dos sintomas depressivos de estudantes de medicina atendidos em serviço de orientação de uma faculdade de medicina. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.