Análise dos possíveis efeitos preventivos do canabidiol em um modelo animal de esquizofrenia: a ativação imune pela administração de poly i:c

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015-11-30
Autores
Peres, Fernanda Fiel [UNIFESP]
Orientadores
Abilio, Vanessa Costhek [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico de alta prevalência cujo tratamento farmacológico está associado a efeitos colaterais importantes e a altas taxas de refratariedade. O desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas e preventivas é, portanto, essencial. Recentemente, verificamos que o tratamento com canabidiol dos 30 aos 60 dias pós-natal previne o aparecimento de alterações comportamentais que modelam sintomas positivos e cognitivos da esquizofrenia no modelo da linhagem SHR. Esses dados sugerem a aplicação do canabidiol na prevenção deste transtorno. Objetivo: Padronizar o modelo de esquizofrenia da ativação imune pela administração de ácido poliinosínico-policiticílico (poly I:C) e verificar os efeitos preventivos do tratamento com canabidiol (dos dias 30 aos 60 pós-natal) neste modelo. Métodos: Nos experimentos 1, 2, 3 e 5, o poly I:C foi administrado no período pré-natal ? camundongas da linhagem C57Bl/6J foram tratadas com veículo ou poly I:C durante a gestação. As doses de poly I:C utilizadas, a via de administração e o período de gestação em que a administração aconteceu variaram ao longo dos experimentos: 2,5, 5 ou 10 mg/kg de poly I:C, no dia de gestação (GD) 9 por via intravenosa (experimentos 1 e 5); 20 mg/kg de poly I:C nos GDs 11, 12 e 13 por via intraperitoneal (experimento 2); 10 mg/kg de poly I:C nos GDs 9 e 17 por via intravenosa (experimento 3). No experimento 4, o poly I:C foi administrado em camundongos C57Bl/6J no período neonatal (dias 4-6 pós-natal), na dose de 5 mg/kg, por via intraperitoneal. Nos experimentos 4 e 5, avaliou-se também o efeito preventivo do tratamento com canabidiol (doses de 0,5 ou 1 mg/kg) durante a peri-adolescência (dias 30 aos 60 pós-natal). Em todos os experimentos, ao completarem três meses os animais machos foram submetidos às seguintes avaliações comportamentais: locomoção, interação social, alternação espontânea, reconhecimento de objetos, inibição pré-pulso, medo condicionado ao contexto e sensibilidade a psicoestimulantes. Resultados: O protocolo utilizado no experimento 1 induziu, na prole, hiperlocomoção e déficit de interação social ? alterações comportamentais que modelam, respectivamente, os sintomas positivos e negativos da esquizofrenia. A hiperlocomoção desse modelo é prevenida pelo tratamento com canabidiol (1 mg/kg) dos dias 30 aos 60 pós-natal (experimento 5). Os protocolos utilizados nos experimentos 2, 3 e 4 não induziram alterações comportamentais necessárias para a caracterização de um modelo animal de esquizofrenia. Conclusão: Os resultados indicam que modelo desenvolvido no experimento 1 pode ser utilizado no estudo dos sintomas positivos e negativos da esquizofrenia, e reforçam o potencial preventivo do canabidiol com relação aos sintomas positivos.
Descrição
Citação
PERES, Fernanda Fiel. Análise dos possíveis efeitos preventivos do canabidiol em um modelo animal de esquizofrenia: a ativação imune pela administração de poly i:c. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.