Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de escola nova

Imagem de Miniatura
Data
2013-06-09
Autores
Oliveira, Josiane Acacia de [UNIFESP]
Orientadores
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar manuais pedagógicos com a finalidade de investigar as orientações dadas para o ensino de matemática no período de movimento de Escola Nova no Brasil a professores do curso primário. Em especial, foram escolhidos os manuais: A nova metodologia da aritmética, 1936 de autoria de Edward Lee Thorndike; Metodología de la aritmética y la geometría, de 1932 de autoria de Margarita Comas; Como se ensina a aritmética: didáctica, 1933 e Como se ensina a raciocinar em aritmética, 1934, ambos de autoria de Faria de Vasconcelos; Didática da Escola Nova, de 1935 de autoria de Miguel Aguayo; A aritmética na Escola Nova, 1933 de autoria de Everardo Backheuser. A análise dos manuais norteou-se pela seguinte interrogação: como os manuais pedagógicos, orientadores de práticas pedagógicas para o ensino de matemática no curso primário, elaboraram um discurso escolanovista que circulou no Brasil? A pesquisa desenvolve-se sob a ótica histórico-cultural. O resultado do estudo indica que por intermédio dos manuais pedagógicos elencados anteriormente foram trazidas ao Brasil as discussões escolanovistas defendidas por Dewey (1859-1952), Thorndike (1874-1949), Claparède (1873-1940), Ferrière (1879-1969), Montessori (1870-1952) e Decroly (1871-1932), indicando que os discursos escolanovistas referentes ao ensino de matemática assemelham-se, fato que pôde ser constatado a partir da construção das seguintes categorias de análise, cálculo em multiplicação, resolução de problemas, problemas sem número, metodologia de projetos e testes matemáticos. Ao que parece, formou-se uma vulgata escolanovista, relativamente às orientações para o ensino de matemática, no período analisado.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Josiane Acacia de. Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de escola nova. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.