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dc.contributor.authorSchoen-Ferreira, Teresa Helena [UNIFESP]
dc.contributor.authorAznar-Farias, Maria [UNIFESP]
dc.contributor.authorSilvares, Edwiges Ferreira de Mattos [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-06-14T13:39:02Z
dc.date.available2015-06-14T13:39:02Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300002
dc.identifier.citationSCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; AZNAR-FARIAS, Maria; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 22, n. 3, p. 326-333, 2009
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4840
dc.description.abstractIdentity is composed by values, beliefs and goals to which an individual is committed. There are four states of identity determined according to the exploration of alternatives and the intensity of commitment: diffusion, foreclosure, moratorium and achievement. This work evaluated the identity states of 753 Brazilian adolescents from 15 to 18 years old who study in public schools in the city of São Paulo. They responded to the Extended Objective Measure of Ego Identity Status (EOMEIS 2) a kind of Likert scale that measures states of identity. Most adolescents were in moratorium state. A positive association was identified between the female gender and both the states of moratorium and achievement, as well as, between the first year of high school and foreclosure.en
dc.description.abstractIdentidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento.pt
dc.format.extent326-333
dc.language.isopor
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectEgo identityen
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectEOMEIS 2en
dc.subjectIdentidade do egopt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectEOMEIS 2pt
dc.titleDesenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médiopt
dc.title.alternativeIdentity development in brazilian adolescentsen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUnifespUNIFESP
dc.identifier.fileS0102-79722009000300002.pdf
dc.identifier.scieloS0102-79722009000300002
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722009000300002
dc.description.sourceSciELO
dc.identifier.wosWOS:000274726600002


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