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dc.contributor.authorSapienza, Graziela [UNIFESP]
dc.contributor.authorAznar-Farias, Maria [UNIFESP]
dc.contributor.authorSilvares, Edwiges Ferreira de Mattos [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-06-14T13:39:01Z
dc.date.available2015-06-14T13:39:01Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200006
dc.identifier.citationSAPIENZA, Graziela; AZNAR-FARIAS, Maria; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Competência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 22, n. 2, p. 208-213, 2009
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4838
dc.description.abstractThis paper investigated the relations between social competence, parental practices and academic performance in adolescents. 66 adolescents took part in the study and they were divided in two groups: high and low academic performance. The tools used in this research were CBCL and YSR (Achenbach, 1991), and IEP (Gomide, 2006). The results showed that adolescents of high academic achievements are perceived by the parents as socially competent and are raised with more positive parental practices. The data indicated that academic performance is also influenced by the social competence and the way the adolescents are educated by the parents. Those aspects should be considered in interventions that aim at promoting the improvement of academic performance and development of a behavior adjusted to the school.en
dc.description.abstractEste trabalho investigou as relações entre competência social, práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em adolescentes. Participaram deste estudo 66 adolescentes divididos em dois grupos: alto e baixo rendimento acadêmico. Os instrumentos utilizados foram o CBCL e o YSR (Achenbach, 1991) e o IEP (Gomide, 2006). Os resultados mostraram que adolescentes de alto rendimento acadêmico são percebidos pelos pais como socialmente competentes e são criados com mais práticas educativas parentais positivas. Esses dados indicam que o rendimento acadêmico também é influenciado pela competência social e pelo modo como os adolescentes são educados pelos pais. Esses aspectos devem ser considerados em intervenções que pretendem promover a melhoria do rendimento acadêmico e o desenvolvimento de comportamentos ajustados ao contexto escolar.pt
dc.format.extent208-213
dc.language.isopor
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectSocial competenceen
dc.subjectParenting stylesen
dc.subjectAcademic achievementen
dc.subjectCompetência socialpt
dc.subjectPráticas educativas parentaispt
dc.subjectRendimento acadêmicopt
dc.titleCompetência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmicopt
dc.title.alternativeSocial competence and parental practices in adolescents with high and low academic achievementen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUnifespUNIFESP
dc.identifier.fileS0102-79722009000200006.pdf
dc.identifier.scieloS0102-79722009000200006
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722009000200006
dc.description.sourceSciELO
dc.identifier.wosWOS:000270048600006


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