O efeito do clopidogrel e da heparina de baixo peso molecular na viabilidade do retalho cutâneo randômico isquêmico em ratos
Data
2015-10-28
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A necrose de retalhos cutâneos é motivo de estudo pela sua importância e impacto na qualidade de vida do paciente. Este estudo tem por finalidade avaliar o efeito do clopidogrel, HBPM e sua combinação na diminuição da área de necrose em retalhos. Métodos: Quarenta ratos fêmeas adultas, foram randomicamente divididas em quatro grupos de dez ratos. Um retalho randômico com medida de 10x4 cm foi realizado no dorso de todos os animais. O primeiro grupo de controle (GC) nenhum fármaco foi aplicado. No segundo grupo (GH) uma solução de HBPM na concentração de 4mg/Kg foi administrada por sete dias. No terceiro grupo (GCl) uma solução de Clopidogrel na concentração de 20mg/Kg foi administrada por 7 dias. No quarto grupo (GHCl) as duas drogas foram administradas por sete dias nas mesma concentrações. Após o período de sete dias a área de necrose do retalho e sua porcentagem de necrose (PN) foram quantificados. Resultados: O GC apresentou uma PN de 51,61%, o GH de 49,50%, o GCl de 27,70% e GHCl de 29,71%. Conclusão: Este estudo mostrou que o clopidogrel é um agente farmacêutico eficaz que aumenta significativamente a viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos, mas heparina de baixo peso molecular e a combinação das duas drogas não têm quaisquer efeitos benéficos significativos.
Descrição
Citação
VIEIRA, Fabio Antonio. O efeito do clopidogrel e da heparina de baixo peso molecular na viabilidade do retalho cutâneo randômico isquêmico em ratos. 2015. 36 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.