Diagnóstico clínico-molecular, prognóstico e avaliação da expressão gênica de vias de tumorigênese para individualização do seguimento clínico de pacientes com carcinoma medular da tiroide

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015-04-29
Autores
Lindsey, Susan Chow [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Magnus Regios Dias da Silva [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O conjunto dos nossos resultados somados àqueles observados na literatura apontam para um cenário de manejo do carcinoma medular da tiroide dentro de uma estratégia cada vez mais individualizada, tanto no aspecto do diagnóstico clínicogenético, quanto na abordagem terapêutica inicial e no seguimento clínico pósoperatório. Conseguimos demonstrar a detecção de mRNA circulante em sangue periférico de marcadores de vias tumorais em pacientes com CMT, buscando uma avaliação de cada via em tempo real a despeito da avaliação prognóstica determinada pela avaliação estática de parâmetros anátomo-patológicos tradicionais. Nesse sentido, verificamos aumento da expressão de mRNA do receptor Smoothened e diminuição da expressão de SUFU em sangue periférico de pacientes com carcinoma medular da tiroide persistente, sugerindo ativação da via Hedgehog. Este achado aponta para uma opção na individualização do tratamento destes pacientes, melhorando a seleção para estudos futuros com terapia alvo (Artigo 1). Quanto ao diagnóstico clínico-genético do CMT concluímos que a avaliação estendida do gene RET deve ser indicada em situações bastante específicas, não havendo benefício em estender a análise genética para toda a região codificadora de forma rotineira. No entanto, a ponderação entre os benefícios clínicos e custo para estender o sequenciamento germinativo ou sequenciar o tecido tumoral poderá auxiliar o médico assistente na tomada de decisão sobre a estratégia de investigação genética (Artigo 2). Concluímos também que, para melhorar a individualização do seguimento clínico pós-operatório do CMT, a estratificação de risco através da avaliação da resposta ao tratamento inicial e realizada de forma dinâmica fornece informações mais úteis quanto ao prognóstico e à previsão de desfechos clínicos quando comparada ao estadiamento tradicional. Isto favorece uma estratégia de acompanhamento de acordo com variáveis dinâmicas em curso do paciente e não baseada em parâmetros anatômicos iniciais (Artigo 3).
Descrição
Citação
LINDSEY, Susan Chow. Diagnóstico clínico-molecular, prognóstico e avaliação da expressão gênica de vias de tumorigênese para individualização do seguimento clínico de pacientes com carcinoma medular da tiroide. 2015. 214 f. Tese (Doutorado em Endocrinologia Clínica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.