Caracterização e regulação dos receptores de estrogenicos em células de cancer prostático independente de andrógeno pc-3

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014-05-31
Autores
Pisolato, Raisa [UNIFESP]
Orientadores
Porto, Catarina Segreti Porto [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Andrógenos, estrógenos e as interações estromaepitélio estão envolvidos no desenvolvimento do câncer prostático. Apesar da maioria dos cânceres prostáticos depender de andrógeno para o crescimento nos estágios iniciais e ser responsiva à terapia de ablação androgênica, em muitos casos o tumor progride para um fenótipo independente de andrógeno ou também denominado resistente à castração (CRPC), que tende a progredir e levar à metástase e contra o qual não há uma terapia efetiva. Os mecanismos envolvidos no desenvolvimento do CRPC não estão esclarecidos. O estrógeno, atuando por meio de seus receptores, poderia exercer papel nesta progressão. O presente estudo utilizou a linhagem de câncer prostático independente de andrógeno PC3, proveniente de metástase óssea e frequentemente utilizada para estudos in vitro e em implantes xenográficos como modelo de CRPC, e mostrou que: 1. Os clássicos receptores de estrógeno (ESR1 e ESR2), a variante ESR136 e o receptor de estrógeno acoplado à proteína G (GPER) estão localizados no citoplasma e próximo à membrana plasmática das células PC3? 2. Tratamento com 17?estradiol (1 ?M) por 24 horas leva a downregulation dos clássicos receptores de estrógeno? enquanto que há um crosstalk entre o ESR1 e o ESR2 de forma a regular a expressão um do outro? 3. O ESR1, ao ser ativado pelo seu ligante, leva à fosforilação da ERK1/2 e, consequente, aumento nos níveis de KLF4 nos compartimentos nuclear e citoplasmático. Em resumo, o estudo mostrou a presença de diferentes receptores estrogênicos nas células PC3 e a regulação destes pelo agonista endógeno (E2) e pelos agonistas seletivos. A localização preferencialmente citoplasmática dos clássicos receptores de estrógeno (ESR1 e ESR2) nessas células difere do observado na maior parte das célulasalvo da ação estrogênica, onde o receptor está localizado principalmente no núcleo, e sugere que vias rápidas de sinalização podem estar preferencialmente ativadas. De fato, tratamento com E2 ou PPT levou à ativação da ERK1/2 em tempos curtos e, consequente, aumento nos níveis de KLF4, sendo que em tempos maiores do que 1 hora esse efeito não foi observado. A identificação de novas isoformas dos receptores estrogênicos, da regulação dos receptores e de vias de sinalização tem importância no desenvolvimento de alvos terapêuticos para o tratamento do CRPC.
Descrição
Citação
PISOLATO, Raisa. Caracterização e regulação dos receptores de estrogenicos em células de cancer prostático independente de andrógeno pc-3. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.