Análises do perfil antioxidante enzimático e de produtos da peroxidação lipídica em amostras seminais de pacientes portadores de câncer de testículo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-10-30
Autores
Sposito, Camila [UNIFESP]
Orientadores
Spaine, Deborah Montagnini Spaine [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: O tumor de testículo, associado à orquiectomia, pode causar modificações no ambiente testicular, como estresse oxidativo, resultando em redução do potencial fértil destes pacientes. Objetivo: Verificar se os níveis de antioxidantes enzimáticos e de produtos da peroxidação lipídica diferem entre pacientes com tumor de testículo, previamente orquiectomizados, e indivíduos controles sadios e sem tumor de testículo. Métodos: As amostras seminais foram obtidas de 52 homens jovens, com faixa etária entre 18 e 45 anos, sendo 14 diagnosticados como tumor não seminomatoso e 12 como tumor seminomatoso. O grupo controle foi formado por 26 pacientes voluntários do Ambulatório de Urologia, sem tumor de testículo. Após a orquiectomia, os pacientes com tumor foram encaminhados para criopreservação de espermatozoides ao Banco de Células e Tecidos Germinativos (BCTG) do Setor de Reprodução Humana da Disciplina de Urologia da UNIFESP. Inicialmente, uma análise seminal foi realizada pela equipe do Setor de Reprodução Humana de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde e morfologia pelo critério estrito. Uma alíquota foi separada antes da criopreservação para realização deste estudo. A amostra foi centrifugada para o armazenamento do plasma seminal. Foram analisados os níveis das enzimas antioxidantes catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx) e superóxido dismutase (SOD), por métodos colorimétricos indiretos, e os níveis de peroxidação lipídica através da técnica de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), utilizado como um índice de estresse oxidativo. Todas as análises foram mensuradas em espectrofotômetro. Os dados foram analisados pela análise de variância (ANOVA) através do programa SAS System 2000 para Windows, através do aplicativo Guided Data Analisys. Resultados: Na análise seminal, foram observadas redução da concentração, contagem total e morfologia normal de espermatozoides nos grupos seminoma e não seminoma quando comparados ao grupo controle (p<0,0001). Os grupos seminoma e não seminoma apresentaram aumento dos níveis de TBARS/espermatozoides (p<0,001), porém, sem alterações nos níveis das enzimas antioxidantes glutationa peroxidase (GPx) e superóxido dismutase (SOD) e do TBARS (p>0,05). A CAT não foi mensurada devido ao seu consumo rápido em estudos in vitro. Adicionalmente, foram encontradas correlações (p>0,05) entre os níveis de TBARS e concentração de espermatozoides e SOD e contagem total no grupo seminoma; TBARS e abstinência e contagem total no grupo não seminoma, Conclusão: Pacientes com tumor de testículo apresentaram aumento de estresse oxidativo no sêmen, porém, sem diferenças nos níveis de antioxidantes, mesmo após orquiectomia, sugerindo que um aumento da geração de produtos oxidativos ocorra nestes pacientes.
Descrição
Citação
SPOSITO, Camila. Análises do perfil antioxidante enzimático e de produtos da peroxidação lipídica em amostras seminais de pacientes portadores de câncer de testículo. 2013. 47 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.