Colecionador, arte e materialismo histórico em Walter Benjamin

Imagem de Miniatura
Data
2016-05-17
Autores
Rampim, Joao Felipe Lopes [UNIFESP]
Orientadores
Machado, Francisco de Ambrosis Pinheiro [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The aim of this work is to investigate, by the essay Eduard Fuchs, collector and historian, Walter Benjamin's conception of historical materialism towards art. On the first chapter, I trace the peculiarity that Benjamin identifies in the collector Fuchs and in his collection. At first, I approach the classicist aesthetic ideal according to Winckelmann, in order to delineate the artistic-aesthetic background with which Fuchs breaks by dealing with works of art of masses. Then I approach the conception of caricature as a non-classical artistic manifestation according to Fuchs. Thereafter I analyze the passion of the collector Fuchs for the caricature in the theorical frame of the biology, which exerted great influence in his thought. Subsequently, I deal with the non-romantic character of the collector Fuchs, and, closing the chapter, I consider his peculiarity in relating to the phenomenon of fetishism. On the second chapter, I focus on the social democratic intellectual constellation in which the historian Fuchs participated. At first, I analyze the problematic concerning the formation and the popularization of science which took place in the social democracy. Thereafter, I approach the problematic concerning the cultural history, which provided the kind of knowledge of the former problematic and influenced the historian Fuchs. Then I analyze the theoretical basis of this kind of knowledge, namely the influence of positivism. Next, I approach the influence of darwinism in social democracy. I close the second chapter with an analysis of the typical moralism of the historian Fuchs. On the third chapter, I approach the conception of the historical materialism that Benjamin delineated through the collector Fuchs and the ruptures he caused in the intellectual constellation which constituted his theoretical background. I begin with Benjamin's considerations on the historical dialectics, which introduce his essay on Fuchs. Then I attempt to show how the passionate eye of the collector Fuchs towards the works of art of his collection indicates an experience with the past and a model of analysis consonant with the materialistic dialectics. Thereafter, I approach the destructive character of Fuchs' work which relates to some pioneer knowledge that Benjamin identifies in it, and which refers to some motifs that configured Fuchs' work. Finally, I show the kinship between Fuchs' collection and the principle of montage, and how this is related to an aesthetic understanding of Benjamin's concept of History.
O objetivo deste trabalho é expor, através de uma leitura do ensaio Eduard Fuchs, colecionador e historiador, a concepção de Walter Benjamin sobre o materialismo histórico no trato com a arte. No primeiro capítulo, busco rastrear a peculiaridade que Benjamin identifica no colecionador Fuchs e em sua coleção. Parto da abordagem do ideal estético classicista segundo Winckelmann para traçar o pano de fundo estético-artístico com o qual Fuchs rompe ao voltar-se a obras de uma arte de massas. Em seguida, abordo a concepção de Fuchs sobre a caricatura como manifestação artística não clássica. Analiso então a paixão do colecionador Fuchs pela caricatura no quadro teórico da biologia, a qual exerceu grande influência em seu pensamento. Em seguida, trato do caráter não romântico do colecionador Fuchs, e, encerrando o capítulo, reflito sobre sua peculiaridade com relação ao fenômeno do fetichismo. No segundo capítulo, na constelação intelectual social-democrata da qual o historiador Fuchs participa. Em primeiro lugar, destaco a problemática da formação e da popularização da ciência na social-democracia. Em seguida, abordo a problemática da história da cultura, que forneceu o tipo de saber para aquela formação e popularização da ciência e influenciou o historiador Fuchs. Depois, analiso a base teórica desse saber, ou seja, a influência do positivismo. Então, abordo a influência do darwinismo na social-democracia. Encerro o segundo capítulo com uma análise do moralismo típico do historiador Fuchs. No terceiro capítulo, me aproximo da concepção do materialismo histórico de Benjamin através do colecionador Fuchs e das rupturas que ele provoca na constelação intelectual social-democrata, a qual constitui seu pano de fundo teórico. Parto das reflexões de Benjamin sobre a dialética histórica que introduzem o ensaio sobre Fuchs. Em seguida, busco expor como o olhar passional do colecionador Fuchs sobre as obras de arte de sua coleção sinalizam uma experiência com o passado e um modelo de análise congruente com a dialética materialista. Na sequência, abordo a força de ruptura da obra de Fuchs com referência aos conhecimentos pioneiros que Benjamin identifica em sua obra, e que se articulam a motivos que a perpassam. Por fim, apresento o parentesco da coleção de Fuchs com o princípio da montagem, e como isso remonta a uma leitura estética do conceito de história de Benjamin.
Descrição
Citação
RAMPIM, Joao Felipe Lopes. Colecionador, arte e materialismo histórico em walter benjamin. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
Coleções