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dc.contributor.authorMarchesan, Eduardo Caliendo
dc.contributor.authorBock, Ana Mercês Bahia
dc.contributor.authorPetrilli, Antonio Sergio [UNIFESP]
dc.contributor.authorCovic, Amalia Neide [UNIFESP]
dc.contributor.authorKanemoto, Eduardo [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-06-14T13:38:59Z
dc.date.available2015-06-14T13:38:59Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000300005
dc.identifier.citationPsicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 29, n. 3, p. 476-493, 2009.
dc.identifier.issn1414-9893
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4799
dc.description.abstractThis paper had the objetive of understandig the subjective dimension of the oncological patients who receive an educational provision at the IOP-GRAACC-UNIFESP. Using a qualitative methodology, based on the social-historical psychology, we intended to understand how these students see the hospital school, the teacher who works at the hospital and the kind of apprenticeship that is carried on in this context. We have noticed that the hospital school is marked by a significative absense of the elements that build the way the teenagers see the tradicional school, at the same time that it is seen as a more pleaseant learning environment. The teacher who works at the hospital is loaded with a positive affectivity charge and the subjects he teaches have other functions in this context. The hospital school must act according to its differences, even when they are based on something that is missing, assuming itself as a special scholar enviroment.en
dc.description.abstractÉste estudio busca comprender la dimensión subjetiva de pacientes oncológicos que estudian o estudiaron en la escuela hospitalaria del IOP-GRAACC-UNIFESP. A través de una metodología cualitativa basada en la Psicología sociohistórica, tiene el objetivo de captar los sentidos atribuidos por los sujetos estudiados a la escuela ospitalaria, al profesor hospitalario y al aprendizaje que ocurre en ese contexto. Fue posible observar que la escuela hospitalaria es marcada por la ausencia significativa de los elementos que componen el sentido acerca de la institución escolar tradicional, al mismo tiempo en el que es vista como un espacio de aprendizaje considerado más agradable. El maestro está cargado de una carga afectiva bastante positiva, y el saber por él vinculado gana aspectos diferenciados. La escuela hospitalaria debe afirmarse y pautar su actuación en sus diferencias, incluso cuando son basadas en la ausencia, asumiéndose, así, como espacio escolar específico.es
dc.description.abstractEste estudo busca compreender a dimensão subjetiva de pacientes oncológicos que estudam ou estudaram na escola hospitalar do IOP-GRAACC-UNIFESP. Através de uma metodologia qualitativa baseada na Psicologia sociohistórica, há o objetivo de apreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos estudados à escola hospitalar, ao professor hospitalar e à aprendizagem que ocorre nesse contexto. Foi possível observar que a escola hospitalar é marcada pela ausência significativa dos elementos que compõem o sentido acerca da instituição escolar tradicional, ao mesmo tempo em que é vista como um espaço de aprendizagem considerado mais agradável. O professor é carregado de uma carga afetiva bastante positiva, e o saber por ele vinculado ganha aspectos diferenciados. A escola hospitalar deve se afirmar e pautar sua atuação nas suas diferenças, mesmo quando baseadas na ausência, assumindo-se, assim, como espaço escolar específico.pt
dc.format.extent476-493
dc.language.isopor
dc.publisherConselho Federal de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Ciência e Profissão
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectTeachingen
dc.subjectHospitalizationen
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectCanceren
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectHospitalizaçãopt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectCâncerpt
dc.titleA não-escola: os sentidos atribuídos à escola e ao professor hospitalares por pacientes oncológicospt
dc.title.alternativeThe non-school: how yongsters with cancer see the school and the teacher who works in the hospitalen
dc.title.alternativeLa no-escuela: los sentidos atribuidos a la escuela y al maestro hospitalarios por pacientes oncológicoses
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUnifespUNIFESP
dc.identifier.fileS1414-98932009000300005.pdf
dc.identifier.scieloS1414-98932009000300005
dc.identifier.doi10.1590/S1414-98932009000300005
dc.description.sourceSciELO


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