Trajetórias de alunos em defasagem idade-série em uma escola de território vulnerável de São Miguel Paulista

Trajetórias de alunos em defasagem idade-série em uma escola de território vulnerável de São Miguel Paulista

Author Lopes, Thabita Aline Biazon Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Vovio, Claudia Lemos Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Abstract This research theme was the reconstitution of the trajectories of two students enrolled in basic education of a public school in São Paulo, set in a territory of social vulnerability. As the object of study, we take the school failure paths of two students-participants who were in age-grade status and that after a long period of schooling, were not literate. Our goal was to understand and reconstruct how was the educational background of each of them, so, therefore, we use the school participant observation where they study and semi-structured interviews with them and with the people around them in the middle family and school. In light of Lahire (1997) and Portes (2001), we seek to identify the trajectories of these students the knowledge developed by them in relation to reading and writing (SOARES, M., 2000a; MENDES, 2009). To observe different prisms what those learning about what they know and do with reading and writing in the school context and in other areas, we take as methodological tools in documentary collection in school, and diagnostic character of activities with the two students- participants. This was a survey of ethnographic methodological inspiration and had presupposed the need to understand the factors involved in the failure paths (students in a situation of age-grade), in which not actualize the constitutionally guaranteed right to education basic and consequently the right to learn to read and write (BRAZIL, 2012). The relevance of this study was the need to analyze and give visibility to how the students themselves, their families and other people around them experience these failure pathways in basic education. Moreover, this work has been based on the importance of understanding how to configure the new school exclusion processes (Bourdieu, 1992; ZAGO, 2007; FERRARO, 2014) and factors related to them. We assume that to systematize both these paths as the intervening factors to them, we could collaborate to inform public policy action programs and projects conducted with students who are socially vulnerable areas (Kaztman, 1999, 2001; Santa`Anna 2009 ) and are in school failure situation (marked by age-grade lags). The results of this study indicate, in brief, that the failure paths are marked by a combination of factors and provisions, since students in failure situation experience a combination of serious social, family and school (BRAZIL, 2007). The analysis of these combinations of issues of particular cases here surveyed, can show the generalizations of which are function and collaborate in the search for shared solutions to the problems of low student performance.

Esta pesquisa teve por tema a reconstituição das trajetórias de dois alunos matriculados na Educação Básica de uma escola pública municipal de São Paulo, inserida em território de vulnerabilidade social. Como objeto de estudo, tomamos os percursos de fracasso escolar de dois alunos-participantes que se encontravam em situação de defasagem idade-série e que, depois de longo período de escolarização, ainda não estavam alfabetizados. Nosso objetivo foi conhecer e reconstituir como se deu o percurso escolar de cada um deles, de modo que, para tanto, utilizamo-nos da observação participante da escola onde estudam e de entrevistas semiestruturadas realizadas com eles e com as pessoas que os cercam no meio familiar e escolar. À luz de Lahire (1997) e Portes (2001), buscamos identificar nas trajetórias desses alunos os conhecimentos desenvolvidos por eles em relação à leitura e à escrita (SOARES, M., 2000a; MENDES, 2009). Para observarmos de diferentes prismas quais são essas aprendizagens sobre o que sabem e fazem com a leitura e a escrita no contexto escolar e em outros âmbitos, tomamos como instrumentos metodológicos a coleta documental na escola, além de atividades de caráter diagnóstico com os dois alunos-participantes. Tratou-se de uma pesquisa com inspiração metodológica etnográfica e que teve como pressuposto a necessidade de compreender os fatores que intervêm nos percursos de fracasso (de alunos em situação de defasagem idade-série), nos quais não se efetivam o direito constitucionalmente garantido de escolarização básica e, consequentemente, o direito de aprender a ler e a escrever (BRASIL, 2012). A relevância deste estudo residiu na necessidade de analisar e dar visibilidade ao modo como os próprios alunos, suas famílias e demais pessoas que os cercam vivenciam esses percursos de insucesso na escolarização básica. Além disso, este trabalho embasou-se na importância de compreender como se configuram os novos processos de exclusão escolar (BOURDIEU, 1992; ZAGO, 2007; FERRARO, 2014) e os fatores a eles relacionados. Assumimos que, ao sistematizar tanto essas trajetórias como os fatores intervenientes a elas, poderíamos colaborar para informar programas e projetos de ação das políticas públicas realizados com alunos que se encontram em territórios de vulnerabilidade social (KAZTMAN, 1999, 2001; SANT?ANNA, 2009) e estão em situação de fracasso escolar (sinalizados pelas defasagens idade-série). Os resultados deste trabalho indicam, de modo resumido, que as trajetórias de insucesso são marcadas por uma combinação de fatores e disposições, uma vez que os alunos em situação de fracasso vivenciam uma conjugação de graves fatores sociais, familiares e escolares (BRASIL, 2007). As análises dessas combinações de questões, dos casos particulares aqui pesquisados, podem mostrar as generalizações das quais são função e colaborar na busca de soluções compartilhadas para as problemáticas do baixo desempenho dos alunos.
Keywords trajectories
route school failure
age-grade
teaching of portuguese
education in vulnerable territory
trajetórias
percurso de fracasso escolar
defasagem idade-série
ensino da língua portuguesa
educação em território vulnerável
Language Portuguese
Date 2016-10-21
Published in LOPES, Thabita Aline Biazon. Trajetórias de alunos em defasagem idade-série em uma escola de território vulnerável de São Miguel Paulista. 2016. 255 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
Research area Ensino
Knowledge area Multidisciplinar
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 255 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4009325
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47978

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Name: LOPES, 2016_DIS ... RSÃO FINAL__copia.word.pdf
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