Consciência e educação emancipatória: investigação de quais os sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado

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Data
2014-08-18
Autores
Souza, Robinson Jacintho de [UNIFESP]
Orientadores
Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
The present research within the core theme of training of teachers in higher education and human development, aims, as its main focus, to investigate what kind of senses and conceptions of education and training subsidize the reasons that lead to professional practice of teachers of private higher education, based on the theoretical framework of Cultural- Historical Psychology, specially the concepts of Vygotsky in his dialogue with the educational field. So, primarily, we presented some indicators about the increase in number of teachers in the private higher education institutions, which made the academic teaching a relevant theme for studies and research. This led us to reflect on the problem to be investigated and to verify some key elements for the essential and desirable skills for the professional performance of these teachers in private higher education institutions; and this is because in our country's past, and even today, has always prevailed the domain of professional knowledge and experience as key requirements for teaching, crystallizing, thus, the belief that “who knows, knows how to teach”. The main goal is the apprehension of the demonstrations expressed in the teacher’s consciousness singularity regarding his professional practice. The specific objectives are: a) reflection on the teachers as concrete socio-historical beings and their determinations; b) understanding, from the concept of consciousness in Vygotsky and a conception of emancipatory education, ways of thinking, feeling and acting of these teachers and c) considering teachers as active beings, the identification of possible manifestations of awareness for determining and emancipating their teaching practice. Hence, this is a qualitative research, which has as theoretical and methodological approach the technique of Focus Group (FG) (GATTI, 2005), conducted with two groups of teachers from two institutions in the city of São Paulo. After the data collection was used for its treatment the technique of the Core of Meaning (AGUIAR; OZELLA, 2006), which, through the narrative of the subject, aims to identify the conceptions of education and training supporting their practices, presenting a generalized reflection of a reality that shows itself as different from that formative and educational logic.
A presente pesquisa dentro do núcleo temático de formação de professores do ensino superior e de profissionais do desenvolvimento humano, tem como foco principal a investigação de quais os sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado, a partir do referencial teórico da Psicologia Histórico- Cultural, especificamente nas ideias de Vygotsky em sua interlocução com o campo educacional. Assim, inicialmente apresentam-se alguns indicadores sobre o aumento no quadro de professores nas IES brasileiras, sobretudo, nas instituições privadas, fato que, justifica a docência universitária ter-se constituído tema relevante para estudos e pesquisas. Isso nos levou a refletir sobre o problema a ser investigado e da verificação de alguns elementos fundamentais para a constituição dos sujeitos docentes, para sua atuação profissional nas IES, pois em nosso país tanto no passado como ainda hoje, sempre se privilegiou o domínio de conhecimentos e experiências profissionais como principais requisitos para a docência nos cursos superiores, cristalizando, desta forma, a crença de “quem sabe, sabe ensinar”. O objetivo geral está na apreensão das manifestações expressas na singularidade da consciência do docente em relação à sua prática profissional. Como objetivos específicos, temos: a) Reflexão sobre os docentes como seres sócio-históricos concretos e suas determinações; b) Compreensão, a partir do conceito de consciência em Vygotsky e de uma concepção de educação emancipadora, as formas de pensar, sentir e agir desses docentes e c) considerando os docentes como seres ativos, a identificação de possíveis manifestações de tomada de consciência para determinação e emancipação em seu fazer docente. Portanto, trata-se de uma investigação qualitativa, que tem como abordagem teórico-metodológica a técnica de Grupo Focal (GF) (GATTI, 2005), desenvolvida com dois grupos de docentes de duas instituições na cidade de São Paulo. Após o levantamento dos dados se utilizou em seu tratamento a análise dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA 2006) e, por meio da narrativa dos sujeitos, foram identificados os sentido e significados refletidos em suas práticas, evidenciando um reflexo generalizado de uma realidade que se demonstrou diferente da lógica formativa e educacional.
Descrição
Citação
SOUZA, Robinson Jacintho de. Consciência e educação emancipatória: investigação de quais os sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.