A reabilitação virtual com Nintendo wii® e a fisioterapia convencional são eficazes para o tratamento de pacientes hemiparéticos pós-acidente vascular encefálico

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Data
2015-03-25
Autores
Ribeiro, Nildo Manoel da Silva [UNIFESP]
Orientadores
Rodrigues, Marcelo Masruha [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Objetivo:Verificar a influência do tratamento de reabilitação com o NW para melhora da função sensório-motora, da qualidade de vida, e da recuperação funcional de pacientes hemiparéticos pós-AVE, comparado com a fisioterapia convencional. Métodos:Ensaio clínico randomizado, cego e controlado. Foram avaliados 30 pacientes com hemiparesia pós-AVE, sendo 11 do sexo masculino e 19 do sexo feminino. Foram randomizados 15 pacientes para cada grupo, com média de idade de 52,8 (8,6) no grupo controle e 53,7 (6,1) no grupo Nintendo Wii (NW®). A amostra foi composta por adultos hemiparéticos. Foram utilizadas, para avaliação, as escalas de medida de independência funcional (MIF), escala de qualidade de vida SF-36, e a escala de Fugl-Meyer. Os dados foram plotados em planilhas específicas do Microsoft Excel e analisados no SPSS v. 16.0. Inicialmente, foi feita uma descrição da amostra por meio das médias e medianas, desvios padrão (DP), e percentis 25 (P25) e 75 (P75) das variáveis quantitativas, além das frequências absolutas e relativas das variáveis qualitativas. Posteriormente, foram realizadas comparações entre os grupos (intergrupos) convencional (FC) e Wii (GW), nos momentos antes e depois do tratamento e entre os momentos antes e depois dentro de cada grupo (intragrupos). Inicialmente, foi realizado o teste de normalidade de KolgomorovSmirnovpara determinação do teste estatístico adequado em cada caso. Foram utilizados os testes t de Student não pareado ou o teste de Mann ? Whitney para a análise intergrupos e, na comparação intragrupos, o teste t de Studentpareado ou o teste de Wilcoxon. Foi considerado nível de significância de 5%. Resultados:A ausência de diferenças estatisticamente significativas antes do tratamento mostra que os grupos C e W eram homogêneos quanto às escalas avaliadas. Após o tratamento, a única variável que apresentou mudança foi o domínio Capacidade Funcional da escala SF-36, com média (DP) da FC igual a 65,0 (21,46) e, do GW, 94,0 (12,0). Observa-se uma diferença estatística significante em ambos os grupos entre antes e depois do tratamento nos itens: movimentação passiva e dor, função motora de MS, e equilíbrio. A FC apresentou também diferença significativa nos itens: coordenação de MS e coordenação de MI. Na análise da escala MIF, pode-se observar que houve alteração estatística significativa em ambos os grupos no item cuidados pessoais. A FC ainda apresentou diferença estatística significante nos itens mobilidade/transferência e locomoção. Na análise da escala SF-36, observa-se diferença estatisticamente significativa em ambos os grupos nos seguintes itens: aspectos físicos, vitalidade, aspectos emocionais, sendo que, na FC, o item capacidade funcional também apresenta diferença estatisticamente significativa e, no GW, o item saúde mental. No total final, apenas a FC apresenta diferença estatisticamente significativa. Conclusão: A reabilitação virtual com Nintendo Wii® e a fisioterapia convencional são eficazes para o tratamento de pacientes hemiparéticos pós-acidente vascular encefálico.
OBJECTIVE: To evaluate the influence of rehabilitation treatment with NW in sensori motor function, functional performance and quality of life of hemiplegic post-stroke patients, compared with conventional physical therapy. METHODS: Controlled blinded randomized clinical trial. 30 post-stroke hemiparetic patients were evaluated, 19 were female. Each group had 15 patients, with mean age of 52,8 (8,6) in conventional group, and 53,7 (6,1) in Nintendo Wii (NW) group. The sample was composed of hemiplegic adults patients. Functional Independence Measure (FIM), SF-36 Quality of Life Scale, Fugl-Meyer Scale were used for assessment. Data were plotted on Microsoft Excel and analyzed on SPSS v.16.0. First, a description of the sample was made by mean and average, standard deviation, 25th and 75th percentiles (P25 and P75) of quantitative variables, besides relative and absolute frequencies of qualitative variables. Then, comparison between groups were done before and after treatment, and was also done comparison before and after treatment of the same group. Kolgomorov- Smirnov was done for establish normality for each variable. Unpaired Student t test or Mann-Whitney test were used for between groups analyses and Student paired t test or Wilcoxon test ere done for within group analyses. RESULTS: Group C and W were similar at baseline. Only Functional Capacity domain of SF-36 scale changed after treatment, CG mean (SD) was 65 (21,46) and WG was 94 (12). There were statistically significant differences before and after treatment for: passive movement and pain, arm motor function and balance. CG also had a statistically significant difference for lower and upper limb coordination, mobility/transference, and locomotion. Both groups improved self-care on FIM, and physical and emotional aspects, and vitality on SF-36 scale, also, CG improved on functional capacity and WG on mental health. Overall, only CG presents statistically significant difference. CONCLUSION: Virtual rehabilitation using Nintendo Wii® and CPT effectively treats post-stroke hemiparetic patients.
Descrição
Citação
RIBEIRO, Nildo Manoel da Silva. A reabilitação virtual com Nintendo WII e a fisioterapia convencional são eficazes para o tratamento de pacientes hemiparéticos pós-acidente vascular encefálico. 2015. 110 f. Tese (Doutorado rm Neurologia - Neurociências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.