Da criança que nos olha uma análise da construção da imagem da criança no cinema italiano pós-guerra
Date
2014-11-09Author
Botelho, Thais Azevedo da Costa [UNIFESP]
Advisor
Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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Through the analysis of two films, Germania, anno zero (Roberto Rossellini, 1947), Ladri di biciclette (Vittorio De Sica, 1948) and e Bellissima (Lucchino Visconti, 1952), the purpose of this research is to identify how is the construction of the child image in the film, considering two particular aspects of this type of character. First, their inclusion in a situation of social crisis, which, in the case of the films chosen for this investigation, is the end of the war and the immediate postwar period, what makes the selection count on films produced in Italy since 1945 . The focus of this paper will highlight how the senses are built inside the films, considering not only the images and the camera, but the music, the presence of diegetic sounds and silence, the play between light and shadow, etc., all this can give a determinate meaning, making them something more and different than they are in reality, all this might mean. Thus, we are led to the second aspect of this selection, namely the pronounced importance of the child in the plot of the movie. This presence of the child or children in the films this producers, Italian cinema or in the immediate postwar period is not marked by a single work. Moreover, one of the cares of this research is to try to maintain a distance from the association made by the common sense between childhood naivety, based in an idealized image of a child. From this reflection, one question in particular stands out: the reason for so many representations of the child in this period or, why bother at this stage of the film and to what extent this also implies a concern of the adult world through childhood? Por meio da análise de três filmes, Germania, anno zero (Roberto Rossellini, 1947), Ladri di biciclette (Vittorio de Sica, 1948), e Bellissima (Lucchino Visconti, 1952) a proposta desta pesquisa é identificar como se dá a construção da imagem da criança no cinema, considerando dois aspectos particulares desse tipo de personagem. Primeiramente, sua inserção em uma situação de crise social, que, no caso dos filmes escolhidos para a investigação, trata-se do fim da guerra e do imediato pós-guerra, que faz com que a seleção conte com filmes produzidos na Itália após 1945. O foco deste trabalho destacará como os sentidos são construídos no interior dos filmes, considerando que não apenas as imagens e a câmera, mas a música, a presença diegética dos sons e do silêncio, o jogo entre luz e sombra etc, tudo isso pode dar um significado determinado, um sentido, fazer delas mais alguma coisa e diferente do que elas são na realidade, tudo isso pode significar. Desta forma, somos conduzidos ao segundo aspecto desta seleção, qual seja, a pronunciada importância da criança na trama dos filmes. Esta presença da criança ou de crianças nos filmes dos diretores, ou no cinema italiano do imediato pós-guerra não é marcada por uma única obra. Além disso, um dos cuidados desta pesquisa está na tentativa de manter um distanciamento da associação feita pelo senso comum entre infância à ingenuidade, fundamentando uma imagem idealizada de criança. A partir desta reflexão, uma questão, em particular, chama a atenção: qual o motivo para tantas representações da criança neste período ou, por que a preocupação do cinema nesta fase e em que medida isso implica também em uma preocupação do mundo adulto pela infância?
Citation
BOTELHO, Thais Azevedo da Costa. Da criança que nos olha uma análise da construção da imagem da criança no cinema italiano pós-guerra. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.Collections
- PPG - Ciências Sociais [210]