Desempenho funcional global e análise molecular no autismo infantil e síndrome de asperger

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015-02-28
Autores
Pozzato, Michele Gea Guimaraes [UNIFESP]
Orientadores
Vilanova, Luiz Celso Pereira Vilanova [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introduction: Autism (A) and Asperger syndrome (AS) belong to a family of neuro-developmental disorders called Pervasive Development Disorders (PDD), characterized by communication deficits, a lack of reciprocal social interaction, as well as restricted, stereotypic, and ritualized patterns of interests and behavior. Several studies have show significant deficits in different areas of development , as well as a complex genetic basis, involving many genes, contributing to the different phenotypes presented by these disorders. Objectives:To determine whether AI and SA differ in phenotype, verified by Global Functional Performance, and in genetic variants in FOXP2, WNT2, EN2 and PARK2 genes; to correlate phenotypic with genotype findings. Methods: A cross-sectional study involving 98 patients aged 3 to18 years of both genders previously diagnosed with A (45) or AS (53). The Brazilian version of the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) was administered in the form of a structured interview with the caregiver and direct observation. Molecular analysis was performed by Sanger sequencing of FOXP2, WNT2, EN2 and PARK2 genes and gene dosage of PARK2 by Real TimePCR. Results: Patients with AS had significantly better social function than patients with A, who needed more assistance in this area. However, in AI, the scores were significantly better than SA, related to self-care and mobility activities, requiring a lower level of care. Among the molecular findings, we found significantly different variants in FOXP2 gene between A and SA, and in EN2 gene, between SA and healthy controls. Conclusions: Our findings show that A and SA exhibit phenotypic differences, assessed by global functional performance as well as genotypic differences in FOXP2 and EN2, it is possible to establish correlation between them.
Introdução: Autismo infantil (AI) e síndrome de Asperger (SA) são caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação, e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Diversos estudos têm mostrado déficits significantes em diferentes áreas do desenvolvimento, além de uma base genética complexa, com alterações em diversos genes, contribuindo para os diferentes fenótipos apresentados por esses transtornos. Objetivos: Verificar se AI e SA diferem no fenótipo, verificado por meio do Desempenho Funcional Global, e em alterações genéticas nos genes FOXP2, WNT2, EN2 e PARK2; e correlacionar os achados fenotípicos com os genotípicos. Métodos: Estudo transversal, composto por 98 pacientes na faixa etária de 3 a 18 anos, previamente diagnosticadas com AI (n=45) e SA (n=53). Foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) ? versão brasileira, por entrevista com o cuidador e observação direta. Para a análise molecular, foram realizados sequenciamento Sanger dos genes FOXP2, WNT2, EN2 e PARK2, e dosagem gênica por meio de PCR em tempo real do gene PARK2. Resultados: Pacientes com SA apresentaram função social significantemente melhor do que pacientes com AI, que necessitaram de maior assistência nesta área. No entanto, no AI, os escores foram significantemente melhores do que na SA em atividades relacionadas ao autocuidado e à mobilidade, necessitando de menor nível de assistência. Dentre os achados moleculares, encontramos variantes significantemente diferentes no gene FOXP2 entre AI e SA, e, no gene EN2, entre SA e controles saudáveis. Conclusões: Nossos achados evidenciam que AI e SA apresentam diferenças fenotípicas, avaliadas pelo desempenho funcional global, bem como, diferenças genotípicas em FOXP2 e EN2, sendo possível estabelecer correlação entre elas.
Descrição
Citação
POZZATO, Michele Gea Guimaraes. Desempenho funcional global e análise molecular no autismo infantil e síndrome de asperger. 2015. 184 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.