Propriedades reológicas e resistência ao cisalhamento de juntas adesivas preparadas com adesivo poliuretano monocomponente para aplicações automotivas

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Data
2015-09-22
Autores
Flores, Camila Campos [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira, Mauricio Pinheiro de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
In recent years, with increasing competitiveness and quality in the automotive industry, there is an increasing demand for adhesives polyurethane (PU) single component, intended for bonding and grounding glasses (windshields, portholes and other fixed glazing) in body metal and fasteners in general. The use of adhesives for this purpose is mainly related to the reduction of vehicle weight and stimulation of tensioned areas and structural flexibility of vehicles. This study investigated the rheological properties and the shear strength properties of the adhesive joints, composed by different substrates, depending of the relative humidity (RH) and the exposure time. In addition, the chemical-physical tests were done to investigate the curing behavior. The rheological behavior of the adhesive has been studied in order to determine the gel time on nitrogen atmosphere and on ambient atmosphere at (50±5)% RH. Physical-chemical characteristics were measured to investigate the adhesive curing time. In addition to the physical properties that investigate the adhesive curing behavior, the shear strength of the joint was studied by varying the composition of joint as a function of time and RH exposition. The gel time was observed in 6 minutes on ambient atmosphere at (50±5)% and 14 minutes to nitrogen atmosphere . To the shear strength tests was observed that, independent of the joint composition, the average strength, when the joints were exposed at RH (70±5)%, was significantly higher, compared to the strength of the joints exposed at RH (50±5)%.
Nos últimos anos, com o aumento da competitividade e da qualidade no setor automotivo, verifica-se um crescente aumento da demanda por adesivos poliuretano (PU) monocomponente, destinados à colagem e ancoragem de vidros (parabrisas, vigias e outros vidros fixos) em carroçarias metálicas e fixações em geral. A utilização dos adesivos, para este fim, está relacionada, principalmente, à redução do peso dos veículos e à dinamização das zonas de tensão e flexibilização estrutural dos automóveis. Neste trabalho foi estudada as propriedades reológicas e as propriedades de resistência ao cisalhamento de juntas adesivas, compostas por diferentes substratos, em função da umidade relativa do ar (UR) e do tempo de exposição das juntas adesivas. O comportamento reológico do adesivo foi estudado, visando determinar a tempo de gel em atmosfera de nitrogênio e atmosfera ambiente de (50±5)% de UR. Características físico-químicas foram medidas a fim de investigar o tempo de cura do adesivo. Além dos ensaios físico-químicos que investigam o comportamento de cura do adesivo, a resistência ao cisalhamento da junta adesiva foi estudada variando-se a composição da junta em função do tempo e da umidade de exposição. O tempo de gel foi observado em 6 min. para atmosfera ambiente de (50±5)% de UR e em 14 min. para atmosfera de nitrogênio. Para os testes de resistência ao cisalhamento foi observado que, independente da composição da junta, a resistência média, quando as juntas foram expostas em umidade de (70±5)%, foi significativamente maior, em comparação com a resistência das juntas expostas a (50±5)%.
Descrição
Citação
FLORES, Camila Campos. Propriedades reológicas e resistência ao cisalhamento de juntas adesivas preparadas com adesivo poliuretano monocomponente para aplicações automotivas. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São José dos Campos, 2015.