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Análise crítica das estratégias de recrutamento de pacientes voluntários para estudos clínicos

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Date
2015-12-31
Author
Nascimento, Cristina Akahoshi do [UNIFESP]
Advisor
Muccioli, Cristina [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado profissional
Metadata
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Abstract
Objective: Analyze recruitment strategies through review of the literature, correlating with the experience of Clinical Research Sector of the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at the UNIFESP and demonstrate the importance of specialized professional to seek volunteers to improve the inclusion of participants in clinical trials. Methods: The recruitment strategies implemented gradually by the Clinical Research Sector during a study of glaucoma, conducted from June 2011 to June 2014 were reviewed. The strategies implemented during this study were: hired a specialist recruitment exclusively dedicated to the identification of eligibility of potential patients to attend the screening of the trial in question regular contact with ophthalmologists by e-mail and text messages; visits in ophthalmology sectors in São Paulo Hospital- CERESO (screening sector of ophthalmology), glaucoma and cataract clinics and emergency room; visits in associated hospitals; media advertisement. Results: From 407 patients prescreened from June 2011 to June 2014, we found 176 eligible for screening and 67 patients were randomized. The results were obtained from strategies: media, glaucoma clinics at hospitals, CERESO, referral from glaucoma specialists, emergency room and cataract clinic. Conclusion: All strategies used during this study were helpful to improve the recruitment. The best results were from advertising and glaucoma clinics. The specialist of recruitment is very important to analyze the best strategies and increase the screen of potential patients. The prescreen experience allowed us to improve our database for future clinical trials.
 
Objetivo: Analisar estratégias de recrutamento através da revisão da literatura, correlacionar com a experiência do Setor de Pesquisa Clínica do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp e demonstrar a importância do profissional especializado em buscar voluntários para aprimorar a inclusão de participantes em estudos. Métodos: As estratégias de recrutamento implementadas gradualmente pelo Setor de Pesquisa Clínica durante um estudo de glaucoma, realizado no período de junho de 2011 a junho 2014, foram revisados. As estratégias implementadas durante este estudo foram: contratação de um especialista de recrutamento com dedicação exclusiva para a identificação de pacientes com potencial de elegibilidade para participar da triagem do estudo clínico em questão, contato regular com oftalmologistas por email e mensagens de texto; visitas nos setores de oftalmologia em São Paulo hospitalar CERESO (triagem setor de oftalmologia), glaucoma e catarata clínicas e pronto-socorro; visitas em hospitais associados; divulgação na mídia. Resultados: Foram pré triados 407 pacientes de junho de 2011 a junho de 2014 e foram encontrados 176 elegíveis para triagem e 67 pacientes foram randomizados. Os resultados foram obtidos através das seguintes estratégias: mídia, ambulatórios de glaucoma em hospitais, CERESO, referenciados por especialistas de glaucoma, Pronto Atendimento e INCAT. Conclusão: Todas as estratégias utilizadas neste estudo ajudaram a aumentar o recrutamento. As melhores fontes foram a publicidade do estudo e os ambulatórios de glaucoma. O especialista de recrutamento é muito importante para analisar as melhores estratégias e aumentar a triagem de potenciais pacientes. A experiência de pré triagem permitiu aumentar o banco de dados para futuros ensaios clínicos.
 
Citation
NASCIMENTO, Cristina Akahoshi do. Análise crítica das estratégias de recrutamento de pacientes voluntários para estudos clínicos. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Keywords
patient selection
clinical trials with the subject
voluntários
random controlled clinical trial
seleção de pacientes
ensaios clínicos como assunto
voluntários
ensaio clínico controlado aleatório
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47520
Collections
  • Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular [114]

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