Construção e avaliação de um sistema de apoio na correção de mapeamentos conceituais para resolução de casos clínicos

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Data
2016-11-30
Autores
Duarte, Jose Marcio [UNIFESP]
Orientadores
Mancini, Felipe [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objective: The aim of this research was developing and evaluating a web application based on Natural Language Processing techniques (NLP) that assists professors in correcting Concept Mapping elaborated at the CmapTools® arising the resolution of the health clinical cases. Method: This is a descriptive study of technological development by understanding the process of creating a tool and subsequent evaluation process of their capacity to perform the desired. The study is quantitative consisting in two steps. The first step was a description of development experience automatic corrector based on NLP. The second step consisted the accuracy study. The application web (SAMC ? casos clínicos) accuracy was evaluated based on the comparison of the corrections Concept Mappings developed by students: manual correction performed by the professor and automatic correction performed by the web application with the same evaluation criteria. Results: Presentation of the web application called SAMC ? casos clínicos constituted by Module 1 and Module 2. The Module 1 is responsible for health clinical cases preparation and the Module 2 is responsible for quantitative correction of student's Concept Mapping based on health clinical cases. Also is shown the accuracy evaluation and precision of the developed models that assists NLP tasks at Module 2. Accomplishment a Pilot Test and SAMC ? casos clínicos accuracy evaluation. Conclusion: The SAMC ? casos clínicos proves to be appropriate in supporting and improvement the Concept Mapping teaching strategy to clinical cases resolution with oncology content. The practicality offered by the Module 1 and the automatic correction (Module 2) of Concept Mapping of students reduces stress, errors and time spent by professors.
Objetivo: O objetivo principal do trabalho foi desenvolver e avaliar uma aplicação web baseado em técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para auxiliar docentes na correção de Mapas Conceituais (MCs) advindos da resolução de Casos Clínicos em Saúde (CCS) elaborados no software CmapTools®. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de desenvolvimento metodológico, por compreender o processo de criação de uma ferramenta, com posterior processo de avaliação de sua capacidade de executar o pretendido. A natureza do estudo é quantitativa, constituído por duas etapas. A primeira etapa foi uma descrição da experiência de construção do corretor automático baseado em técnicas de PLN. A segunda etapa compreendeu o estudo de avaliação da acurácia. A acurácia da aplicação web (SAMC ? casos clínicos) foi avaliada a partir da comparação das correções de Mapas Conceituais desenvolvidos por estudantes: correção manual, realizada por professor e correção automática, realizada pela aplicação web com os mesmos critérios de avaliação. Resultados: Apresentação do SAMC ? casos clínicos formado pelos Módulo 1 e Módulo 2. O Módulo 1 é responsável pela elaboração de CCS e o Módulo 2 é responsável pela correção quantitativa de MCs dos estudantes baseados nesses CCS. Avaliação da acurácia e precisão dos modelos desenvolvidos que auxiliam as tarefas do PLN no Módulo 2. Teste Piloto e avaliação da acurácia do SAMC ? casos clínicos. Conclusão: O SAMC ? casos clínicos demonstra ser adequado no apoio e no aperfeiçoamento da estratégia de ensino Mapeamento Conceitual para resolução de casos clínicos com conteúdo de Oncologia. A praticidade oferecida pelo Módulo 1 e a correção automática quantitativa dos Mapeamentos Conceituais dos estudantes (Módulo 2), reduz o esforço, erros e o tempo dispensados pelos docentes.
Descrição
Citação
DUARTE, Jose Marcio. Construção e avaliação de um sistema de apoio na correção de mapeamentos conceituais para resolução de casos clínicos. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Informática em Saúde) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.