Produção textual: o que se ensina em turmas de 3º ano em escolas localizadas em territórios com alta vulnerabilidade?
Data
2016-09-21
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This study focuses on the teaching of writing textual production at the end of the year literacy cycle, third year of primary education in two schools in the city of São Paulo school, located in the same vulnerable territory. Broadly, it aims to understand how they are offered educational opportunities in Portuguese-speaking students who attend schools placed in locations with overlapping inequalities and fragile structures of opportunities in São Paulo. Integrates research in progress "competitive Interdependence and quality of educational opportunities" under the coordination of Professor. Dra. Claudia Lemos Vóvio and, in partnership with the NGO Cenpec. Specifically, it seeks to identify if and how the axis of content production of written texts is encompassed in literacy in both schools, and even if such proposals are consistent with the curriculum document officially adopted in this school system. It is noted that the poor results of school education in standardized ratings tend to get worse for residents of outlying areas and shortage of social goods, such as alert Kaztman (2001), Sant'Anna (2009) and Érnica and Batista (2012) by intervening in the teaching-learning process, leading to the deepening of social inequalities. it was decided to treat them as two case studies, observing four classes in one and three in the other. Therefore, told with access to the research database to which this study is integrated by examining the participant observation records of Portuguese classes, school notebooks, information about school performance and on socioeconomic and cultural contexts of the region. They were also generated new data from semi-structured interviews with coordinators of both schools. The results show that, first, there is great variation between what you expect children to learn in the shaft production of written texts and what is taught in two schools in literacy. The tasks aimed to the production of written texts are little requested during the school year in six of the seven groups. In most cases, a higher proportion of proposals that include other content, not intended for this stage of schooling. It was observed that the tasks are diverse and sustain themselves in different conceptions of language / language, evoking those in dispute in the educational and pedagogical field. However, the prevailing written request texts through tasks that secundarizam the function of the texts in society and aspects related to the conditions of production, circulation and communicative situation inherent in sociointeractionist theory and literacy, as contained in the curriculum document. The relevance of this research lies in the possibility of understanding what is taught in Portuguese, in schools located in areas with social vulnerabilities and thus produce indications for teacher training in relation to the proposed production of written texts in literacy, favoring formation of autonomous users written form of the language and the fair distribution of goods relating to the schooling process.
O presente estudo focaliza o ensino da produção textual escrita no ano final do ciclo de alfabetização, terceiro ano, do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, localizadas em um mesmo território vulnerável. De modo amplo, visa compreender a forma como são oferecidas as oportunidades educacionais em Língua Portuguesa a alunos que frequentam escolas do município de São Paulo, inseridas em localidades com sobreposição de desigualdades e frágeis estruturas de oportunidades. Integra a pesquisa em andamento ?Interdependência competitiva e qualidade das oportunidades educacionais?, sob a coordenação da Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio, em parceria com a ONG Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Especificamente, busca identificar se e de que forma o eixo de conteúdo produção de textos escritos é abarcado na alfabetização em ambas as escolas e, ainda, se tais propostas estão em consonância com o documento curricular oficialmente adotado nessa rede de ensino. Releva-se que os maus resultados da educação escolar em avaliações estandardizadas tendem a se agravar para moradores de territórios periféricos e com escassez de bens sociais, como alertam Kaztman (2001), Sant?Anna (2009) e Érnica e Batista (2012), intervindo nos processos de ensino-aprendizagem, gerando o aprofundamento das desigualdades sociais. Optou-se por tratar as duas escolas como estudos de caso, observando quatro turmas em uma delas e três na outra. Para tanto, contou-se com o acesso à base de dados da pesquisa à qual este estudo está integrado, examinando-se os registros de observação participante das aulas de Língua Portuguesa, os cadernos escolares, informações sobre o desempenho escolar e sobre os contextos socioeconômico e cultural da região. Foram gerados dados novos a partir de entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos de ambas as escolas. Os resultados mostram que, primeiramente, há uma grande variação entre o que se espera que as crianças aprendam no eixo produção de textos escritos e o que se ensina nas duas escolas, na alfabetização. As tarefas que visam a produção de textos escritos são pouco solicitadas durante o ano letivo em seis das sete turmas. Na maior parte dos casos, há maior proporção de propostas que contemplam outros conteúdos, não previstos para esta etapa da escolarização. Observou-se que as tarefas são diversificadas e sustentam-se em diversas concepções de língua/linguagem, evocando aquelas em disputa no campo educacional e pedagógico. Entretanto, prevalece a solicitação de escrita de textos por meio de tarefas que secundarizam a função dos textos na sociedade e aspectos relacionados às condições de produção, circulação e situação comunicativa inerentes à teoria sociointeracionista e ao letramento, como consta no documento curricular. A relevância desta investigação reside na possibilidade de compreender o que se ensina em Língua Portuguesa em escolas situadas em territórios com vulnerabilidades sociais e, consequentemente, produzir indicações para a formação docente no que concerne às propostas de produção de textos escritos na alfabetização, favorecendo a formação de usuários autônomos da modalidade escrita da língua e a distribuição justa de bens relativos ao processo de escolarização.
O presente estudo focaliza o ensino da produção textual escrita no ano final do ciclo de alfabetização, terceiro ano, do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, localizadas em um mesmo território vulnerável. De modo amplo, visa compreender a forma como são oferecidas as oportunidades educacionais em Língua Portuguesa a alunos que frequentam escolas do município de São Paulo, inseridas em localidades com sobreposição de desigualdades e frágeis estruturas de oportunidades. Integra a pesquisa em andamento ?Interdependência competitiva e qualidade das oportunidades educacionais?, sob a coordenação da Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio, em parceria com a ONG Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Especificamente, busca identificar se e de que forma o eixo de conteúdo produção de textos escritos é abarcado na alfabetização em ambas as escolas e, ainda, se tais propostas estão em consonância com o documento curricular oficialmente adotado nessa rede de ensino. Releva-se que os maus resultados da educação escolar em avaliações estandardizadas tendem a se agravar para moradores de territórios periféricos e com escassez de bens sociais, como alertam Kaztman (2001), Sant?Anna (2009) e Érnica e Batista (2012), intervindo nos processos de ensino-aprendizagem, gerando o aprofundamento das desigualdades sociais. Optou-se por tratar as duas escolas como estudos de caso, observando quatro turmas em uma delas e três na outra. Para tanto, contou-se com o acesso à base de dados da pesquisa à qual este estudo está integrado, examinando-se os registros de observação participante das aulas de Língua Portuguesa, os cadernos escolares, informações sobre o desempenho escolar e sobre os contextos socioeconômico e cultural da região. Foram gerados dados novos a partir de entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos de ambas as escolas. Os resultados mostram que, primeiramente, há uma grande variação entre o que se espera que as crianças aprendam no eixo produção de textos escritos e o que se ensina nas duas escolas, na alfabetização. As tarefas que visam a produção de textos escritos são pouco solicitadas durante o ano letivo em seis das sete turmas. Na maior parte dos casos, há maior proporção de propostas que contemplam outros conteúdos, não previstos para esta etapa da escolarização. Observou-se que as tarefas são diversificadas e sustentam-se em diversas concepções de língua/linguagem, evocando aquelas em disputa no campo educacional e pedagógico. Entretanto, prevalece a solicitação de escrita de textos por meio de tarefas que secundarizam a função dos textos na sociedade e aspectos relacionados às condições de produção, circulação e situação comunicativa inerentes à teoria sociointeracionista e ao letramento, como consta no documento curricular. A relevância desta investigação reside na possibilidade de compreender o que se ensina em Língua Portuguesa em escolas situadas em territórios com vulnerabilidades sociais e, consequentemente, produzir indicações para a formação docente no que concerne às propostas de produção de textos escritos na alfabetização, favorecendo a formação de usuários autônomos da modalidade escrita da língua e a distribuição justa de bens relativos ao processo de escolarização.
Descrição
Citação
FONSECA, Gleice Lima da. Produção textual: o que se ensina em turmas de 3º ano em escolas localizadas em territórios com alta vulnerabilidade?. 2016. 289 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.