Resposta do tecido paratireóideo à hipocalcemia induzida em pacientes tratados com paratireoidectomia total e autoenxerto heterotópico imediato por hiperparatireoidismo associado à doença renal crônica

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016-05-31
Autores
Vieira, Patricia Dreyer [UNIFESP]
Orientadores
Vieira, Jose Gilberto Henriques [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O hiperparatireoidismo é uma complicação frequente da doença renal crônica (DRC). A paratireoidectomia (PTX) total com autoenxerto (AE) de tecido paratireoideano é uma opção terapêutica para os indivíduos que não respondem ao manejo clínico. Objetivo: Avaliar a resposta do tecido paratireoideano enxertado durante hipocalcemia induzida em pacientes portadores de DRC submetidos à PTX total com AE. Métodos: Dezoito pacientes portadores de hiperparatireoidismo associado à DRC foram submetidos à PTX total com AE de tecido paratireoideano selecionado por estereomicroscopia entre Abril e Outubro de 2008 em nosso serviço. Onze indivíduos (oito com transplante renal funcionante, dois em diálise peritoneal e um em hemodiálise) apresentavam boa condição clínica e foram elegíveis para o teste. Induziu-se hipocalcemia por infusão de bicarbonato de sódio em cinco controles normais e nos onze pacientes seis a doze meses após a PTX. Resultados: A hipocalcemia determinou um aumento importante dos níveis de PTH intacto (PTHi) no grupo controle quatro minutos após a infusão de bicarbonato. Entre os pacientes, houve uma redução significativa do cálcio ionizado [de 1,17 ± 0,12 para 1,09 ±0,11 (média ± EP) mmol/L] no 4o minuto (p<0,001), ilustrando o nadir do teste. Entretanto, esta hipocalcemia não foi acompanhada de elevação dos níveis de PTHi (os valores basais de 34,8 ± 18,6 comparados ao 4º minuto de 34,1 ± 18,8 pg/mL foram semelhantes p=0,087). Conclusão: Em pacientes transplantados renais e dialíticos testados 6-12 meses depois da cirurgia, o enxerto de tecido paratireoideano revelou incapacidade de resposta à hipocalcemia induzida por bicarbonato sem mudança dos níveis de PTHi.
Descrição
Citação
VIEIRA, Patricia Dreyer. Resposta do tecido paratireóideo à hipocalcemia induzida em pacientes tratados com paratireoidectomia total e autoenxerto heterotópico imediato por hiperparatireoidismo associado à doença renal crônica. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado em Medicina: Endocrinologia Clínica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.