Mantendo o sonho de incorporar o brinquedo terapêutico no cuidado de enfermagem apesar das dúvidas e dificuldades: vivência de diretoras e supervisoras de educação permanente

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Data
2014-08-27
Autores
Costa, Suely Alves Fonseca [UNIFESP]
Orientadores
Borba, Regina Issuzu Hirooka de Borba [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This study qualitative aimed at understanding the meaning assigned by the Director of Nursing and Supervisor of Continuing Education of children's hospitals on the use of Therapeutic Play in child nursing care. Symbolic Interactionism was adopted as the theoretical and the Grounded Theory as the methodological framework, respectively. Data were collected through interviews with five Directors of Nursing and three Supervisors of Continuing Education of five children's hospitals in São Paulo. Comparative analysis allowed the identification of the phenomenon KEEPING THE DREAM OF INCORPORATING THE THERAPEUTIC PLAY IN NURSING CARE IN SPITE OF DOUBTS AND DIFFICULTIES, and revealed that for the Director of Nursing and the Supervisor of Continuing Education, the play / Therapeutic Play is an essential tool in pediatrics; that they appreciate and recognize the benefits of performing this activity with hospitalized children and thereby they develop strategies to incorporate it into the everyday nursing practice; that this path presents many difficulties, among which, lack of time, commitment, and knowledge of nurses, as well as the fact that nurses do not have the habit of playing with the children, in addition to their fear of creating conflicts with other health professionals; that some situations favor its implementation such as the fact that some nurses have knowledge of the Therapeutic Play and receive support from the institution to carry out such activity; that they keep dreaming of implementing the use of the Therapeutic Toy in child care. Understanding this experience provides the nurses with subsidies to rethink how to take care of the hospitalized child.
Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender o significado atribuído pela Diretora de Enfermagem e Supervisora de Educação Permanente de hospitais infantis sobre a utilização do Brinquedo Terapêutico na assistência de enfermagem à criança. O Interacionismo Simbólico foi adotado como referencial teórico e a Teoria fundamentada nos Dados (Grounded Theory) como referencial metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com cinco Diretoras de Enfermagem e três Supervisoras de Educação Permanente de cinco hospitais infantis do município de São Paulo. A análise comparativa dos dados permitiu a identificação do fenômeno MANTENDO O SONHO DE INCORPORAR O BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM APESAR DAS DÚVIDAS E DIFICULDADES, e revelou que, para a Diretora de Enfermagem e Supervisora de Educação Permanente, o brincar/Brinquedo Terapêutico é uma ferramenta imprescindível na pediatria; que ela valoriza e reconhece os benefícios de realizar essa atividade junto às crianças hospitalizadas e, assim desenvolve estratégias para incorporá-lo na prática cotidiana do enfermeiro; que neste trajeto vivencia inúmeras dificuldades, entre as quais, falta de tempo, compromisso, e conhecimento dos enfermeiros, assim como, o fato do brincar não ser cultura do enfermeiro, além de ter o receio de criar conflitos com outros profissionais de saúde; mas também interage com algumas situações que favorecem sua implementação como: o fato de alguns enfermeiros terem conhecimento a respeito do Brinquedo Terapêutico e receber apoio da instituição para realizar tal atividade; que ela continua sonhando com o Brinquedo Terapêutico implantado no cuidado à criança. A compreensão dessa experiência oferece subsídios para a enfermagem, no sentido de repensar o modo de cuidar da criança hospitalizada
Descrição
Citação
COSTA, Suely Alves Fonseca. Mantendo o sonho de incorporar o brinquedo terapêutico no cuidado de enfermagem apesar das dúvidas e dificuldades: vivência de diretoras e supervisoras de educação permanente. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.