Análise do perfil metabólico de camundongos tratados com crotamina por via oral

Análise do perfil metabólico de camundongos tratados com crotamina por via oral

Author Marinovic, Marcelo Paradiso Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Hayashi, Mirian Akemi Furuie Hayashi Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Farmacologia
Abstract A crotamina tem sido amplamente estudada nos últimos anos, e diversas propriedades e atividades biológicas já foram descritas, como por exemplo, sua capacidade de penetrar células com seletividade por células com alta taxa de divisão celular, capacidade de transportar genes, atividade antimicrobiana e antitumoral, atividade antiparasitária entre outros. O presente estudo tem como objetivo elucidar o possível papel da crotamina sobre o metabolismo em camundongos tratados por via oral, por 21 dias. Foram avaliados o ganho de peso, a ingestão calórica, o peso de depósitos adiposos e de outros tecidos, a análise de tolerância à glicose, a intolerância à insulina, o índice de decaimento de glicose, a análise do perfil lipídico e os marcadores de dano hepático e renal plasmático, o gasto energético basal, os genes termogênicos no tecido adiposo marrom (TAM) do animal tratado e em células adiposas marrons linhagem 9b tratadas em cultivo, os genes de diferenciação no tecido adiposo branco (TAB), perfil de células imunes infiltradas no TAB, além da análise do perfil da microbiota intestinal dos animais tratados. Os resultados aqui descritos sugerem que o tratamento com crotamina por via oral reduz o ganho de peso, assim como diminui os depósitos adiposos brancos. Observou-se ainda a redução da tolerância à glicose, da intolerância à insulina, dos níveis de lipídios (TG, LDL e colesterol), dos marcadores de dano hepático (GAMA-GT) e renal (ácido úrico e creatina), além de um aumento significativo do TAM e do gasto energético basal. Observamos ainda o aumento de marcadores termogênicos (UCP-1, PGC1?, PRDM16, PPAR?) no TAM dos animais tratados e também nas células 9b tratadas in vitro, além da indução da diferenciação de células adiposas brancas in vitro, evidenciada pelo aumento da expressão de PRDM16 e UCP-1, alem do aumento da ocorrência de macrófagos M2 infiltrados no TAB. Foi observado também a alteração no perfil da microbiota intestinal, com aumento de firmicutes e diminuição de bacterioidetes. Diante disto, concluímos que o tratamento com a crotamina diminui o ganho de peso dos animais devido a um aumento do gasto energético promovido pelo aumento das vias termogênicas tanto em células adiposas marrons como brancas.
Keywords crotamina
glicose
insulina
crotamina
glicose
insulina
Language Portuguese
Date 2016-10-31
Published in MARINOVIC, Marcelo Paradiso. Análise do perfil metabólico de camundongos tratados com crotamina por via oral. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Farmacologia
Knowledge area Ciências biológicas
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4070820
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46578

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account