• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Pedagogia
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Pedagogia
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

"Sinto falta de uma menina pra acalmar esses garotos" : desafios do trabalho educativo em uma turma de meninos na Educação Infantil

Thumbnail
View/Open
Renata Almeida Vieira (680.1Kb)
Date
2018-06-10
Author
Vieira, Renata Almeida [UNIFESP]
Advisor
Finco, Daniela [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
"Este trabalho de conclusão de curso tem como foco de pesquisa o processo de educação e socialização dos meninos pequenos na Educação Infantil. Investiga como as questões de gênero estão presentes no cotidiano de uma turma de crianças composta somente por meninos de 2 a 3 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil no município de São Paulo. A proposta da pesquisa nasce da minha experiência prática na Educação Infantil e me traz a oportunidade de fazer pesquisa participante com a turma de crianças da qual sou a professora. A partir da observação participativa com as crianças, de registros em diário de bordo e da aplicação de entrevistas semi estruturadas com 05 professoras e 01 profissional da equipe gestora da instituição, esta pesquisa problematiza como as questões de gênero estão presentes na rotina de uma turma de meninos na instituição investigada. Quais expectativas de gênero estão presentes na educação dos meninos? Quais oportunidades estão sendo oferecidas para os meninos na rotina educativa dentro da pré-escola? Quais as concepções de masculinidades presentes neste processo? Os dados revelam como as concepções de gênero dos adultos da instituição e suas relações com as práticas pedagógicas na Educação Infantil, estão permeadas por uma visão misógina e fortemente apoiada na ideia da masculinidade hegemônica, ligada a um padrão heteronormativo, viril, relacionado com a força física e o uso da racionalidade em detrimento das emoções e da afetividade. "
Keywords
Educação infantil
Relações de gênero
Masculinidades
Masculinização
Diversidade
Creche
URI
http://repositorio.unifesp.br/11600/45846
Collections
  • Pedagogia [263]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV