dc.description.abstract | "Este estudo tem por objetivo compreender o processo de aquisição de linguagem
por crianças surdas. Contando com uma fundamentação teórica sobre aquisição de
linguagem e particularidades da educação de surdos, consiste numa pesquisa de
campo, em que foi observada, à partir de um roteiro e por sete meses, em períodos
específicos durante dois anos, a rotina de uma turma de Educação Infantil bilíngue -
Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa - com crianças surdas,
buscando indícios reais do que foi pesquisado na teoria. Os dados coletados foram
registrados em um diário de campo e integraram o corpo da pesquisa, bem como
entrevistas, focando em questões pedagógicas e formação de professores, com os
respectivos professores da turma, coordenadora e diretora da instituição. Como
resultado, temos um entendimento mais aprofundado do desenvolvimento da
linguagem e cognição em crianças surdas que tenham contato com a língua de
sinais já nos primeiros anos de vida, buscando melhorias para propiciar um
crescimento saudável, em termos de cognição, comunicação e identidade. Foi
observado, e pesquisado em teoria, a importância de um ambiente bilíngue e
culturalmente preparado, para desenvolvimento identitário, linguístico e cerebral. No
caso dos surdos, a instituição escolar, como mostra a presente pesquisa, é o meio
que proporcionará as vivências fundamentais para a construção identitária e
cognitiva da criança." | pt |